O prefeito da cidade de Quioto pediu ao Ministério dos Transportes para ajudar a permitir que a localidade estabeleça tarifas mais altas para turistas do que para residentes a fim de abrandar a superlotação no sistema de transporte público.
Os visitantes do exterior que passam pelos muitos locais turísticos de Quioto lotam ônibus municipais e outras formas de transporte, causando inconveniência para residentes.
O prefeito Koji Matsui se encontrou com o ministro dos Transportes, Tetsuo Saito, no ministério em Tóquio na terça-feira (25).
Ele entregou ao ministro uma carta solicitando suporte para um sistema o qual permite tarifas mais caras de ônibus e metrô para não residentes a fim de aliviar o congestionamento e fazer os residentes sentirem os benefícios do turismo.
Funcionários da cidade dizem que o ministério manifestou compreensão sobre a situação em Quioto e disse que vai considerar o pedido.
Depois, Matsui disse aos repórteres que as pessoas em Quioto estão infelizes porque aqueles que pagam impostos estão impossibilitados de embarcarem em ônibus municipais, e que suas vidas diárias estão sendo interrompidas.
O prefeito disse que estabelecer valores os quais priorizam residentes é desafiador a partir de uma perspectiva legislativa, mas ele espera avançar passo a passo com guia do governo.
Fonte: NHK