Aa população de ursos do Japão está em alta, com uma estimativa recente colocando o número de urso-negros a 44 mil (ilustrativa/banco de imagens)
Os ursos do Japão desenvolveram um paladar chocante por carne humana, alertaram especialistas, em meio a uma crescente série de ataques contra pessoas.
Publicidade
Após séculos de coexistência com humanos, os ursos japoneses, os quais geralmente consomem plantas e insetos, estão descontrolados, matando e ferindo mais humanos do que nunca.
‘Restaurante para ursos’
De acordo com o site do jornal The Times, os predadores podem ter adquirido um paladar por carne após consumir cervos, com caçadores abandonando carcaças em montanhas que então se tornaram seleções fáceis para os ursos.
Yasushi Fujimoto, chefe de uma organização de caça, disse ao jornal: “A falta de caçadores profissionais, como aqueles no Alasca financiados pelo governo, é um problema quando se fala em controlar o número de ursos.
“A montanha está se transformando em um restaurante para ursos, devido aos restos mortais deixados lá após a caça”.
Ataques em alta
A rede NHK divulgou que ataques de ursos estão atualmente em alta no Japão. Um recorde de 219 incidentes, incluindo 6 mortes, ocorreram em 2023.
Enquanto ursos vivam principalmente de dieta à base de vegetais e insetos, especialistas acreditam que a forte chuva no verão passado, que então foi seguida por seca, reduziu a população de insetos e a colheita de frutas as quais os ursos desfrutam antes da hibernação.
Como resultado, isso os deixou buscando por fontes alternativas de alimentos, com especialistas especulando que eles podem ter adquirido um gosto por carne.
População deve se manter vigilante
Autoridades japoneses pedem às pessoas que continuem vigilantes à luz dos crescentes ataques de ursos.
De acordo com o site The Guardian, a população de ursos do Japão está em alta, com uma estimativa recente colocando o número de urso-negros a 44 mil – comparado a 15 mil estimados em 2012.
Isso não inclui Hokkaido, província a qual acredita-se ser lar para cerca de 12 mil ursos-pardos de Ussuri.
Conservacionistas pedem que mais atitudes sejam tomadas para melhorar os habitas naturais dos ursos, enquanto abates foram fortemente criticados.
Fonte: Daily Mail