A agência de talentos masculinos Smile-Up., antiga Johnny & Associates, que recebeu várias denúncias, está oferecendo indenização às vítimas de abuso sexual cometida pelo fundador e finado Johnny Kitagawa.
Segundo a empresa, até ao final de maio, 993 pessoas apresentaram queixas como vítimas. Foram pagas indenizações a 423 delas, pois puderam confirmar as ocorrências.
A investigação continua, mas 126 pessoas, cuja participação como Jhonny’s (como eram chamados) na empresa ou danos não puderam ser confirmados já foram informadas de que não serão indenizadas.
Entretanto, o Grupo de Trabalho sobre Empresas e Direitos Humanos das Nações Unidas publicou um relatório em maio afirmando que “continua profundamente preocupado” com a questão.
Embora tenha reconhecido os esforços da empresa para responder às vítimas, destacou que ainda há um longo caminho a percorrer para atender às necessidades delas.
A então agência Johnny & Associates foi fundada em 1962, em Tóquio, para treinar e promover os grupos masculinos de ídolos. O fundador, nascido nos Estados Unidos, morreu em 2019 e só anos depois os casos de abuso sexual vieram à tona, o que foi um escândalo. Diante disso, a agência mudou de nome.
Atualmente, a empresa Smile-Up. está sendo presidida pelo ex-integrante Johnny’s e ator, Noriyuki Higashiyama.
Fonte: Yomiuri Shimbun