Cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro Ricardo Bacelar vem do Estado do Ceará, Nordeste do Brasil, para fazer shows no Japão. Ele vem trabalhando na divulgação da música brasileira no Japão desde a última vez em que esteve no arquipélago para shows, em 2018.
Os CDs Paracosmo, Congênito e Nós e o Mar foram lançados no Japão e continuam recebendo pedidos de venda. O mais recente lançamento de Ricardo Bacelar foi junto com o cantor e compositor Flávio Venturini, no EP intitulado “Telepatia”. São três canções de ritmos variados e a música inédita “Samba Saudade”, primeira parceria de Venturini e Bacelar, com a colaboração do letrista Murilo Antunes. Essa produção ainda tem “Telepatia”, parceria de Venturini e Jorge Vercillo, e “Lareira”, saída do baú de composições do mineiro de Belo Horizonte, como ele mesmo conta.
“Trabalhar com Flávio Venturini foi muito gratificante. Ele é um artista muito talentoso e tem muita personalidade”, ressaltou Bacelar.
Japão
Bacelar disse que gostou muito do Japão e aguarda ansiosamente voltar e ter contato com os fãs japoneses e brasileiros. “Espero vocês nos meus shows no Japão”, destacou. Bacelar também falou que a turnê reforça o intercâmbio cultural entre o Brasil e o Japão pela música. Nos shows, ele vai tocar e cantar junto com outros músicos japoneses. Nessa turnê, Bacelar pretende tocar músicas de grande sucesso como do álbum “Nós e o Mar”, lançado em 2023, junto com Roberto Menescal e Diogo Monzo, com participação especial de Leila Pinheiro na música “Bye Bye Brasil”. A produção celebrou os 85 anos de Menescal, privilegiando versões instrumentais para parcerias do mestre da bossa nova com Ronaldo Bôscoli.
Em 2021, Bacelar lançou “Paracosmo”, um álbum de composições dos músicos brasileiros Ricardo Bacelar e Cainã Cavalcante. São sete composições instrumentais inéditas, que foram gestadas em sessões ininterruptas de gravação.
Junto com o cantor Belchior, Bacelar compôs a música “Vício Elegante”. Essa música, gravada por Belchior em 1996, faz referência ao Japão. Bacelar fez regravação cantando “Vício Elegante” em 2018, com piano e orquestra de cordas. A primeira parte da letra é: “Se uma estrela cai do céu, vai para o Japão e entra em meu quarto de hotel como a gueixa de plantão”.
“O Belchior era um amigo querido e meu parceiro. Participou do meu primeiro disco solo e produzi para ele alguns discos para a sua gravadora Camerati”, comenta Bacelar. A Tupiniquim Entertainment é a produtora dos shows dessa turnê no Japão.
YouTube
Nas produções de vídeos das músicas, Bacelar também destaca o Ceará. A praia de Paracuru foi palco para a gravação do video da música “O Último Pôr do Sol” junto com os pescadores do local. O Mercado São Sebastião foi mostrado no vídeo da música “A Manga Rosa”. A manifestação folclórica Maracatu, que envolve dança e música, foi mostrada na música “Maracatu Atômico”, que teve participação da Associação Cultural Maracatu Vozes da África. Também foi integrante do grupo carioca Hanoi Hanoi e gravou com diversos artistas importantes, dentre eles Ivan Lins, que é seu parceiro em músicas, Erasmo Carlos, Fagner, Adriana Calcanhoto, Luiz Melodia, Lulu Santos, Toninho Horta, Jaques Morelenbaum e outros.
Perfil
Ricardo Bacelar é pianista, compositor e produtor de discos. Fundou o selo Jasmin Music e é proprietário do estúdio de gravação mais importante da atualidade, no Brasil. Durante muitos anos, integrou o grupo carioca Hanoi Hanoi, com amplo sucesso comercial. Em sua carreira solo, lançou cinco discos, outros em colaboração e gravou com grandes nomes da música, como Belchior, Ivan Lins, Erasmo Carlos, Luiz Melodia, Adriana Calcanhoto, Ednardo, Lulu Santos, Amelinha e outros. Por duas vezes, esteve entre os artistas mais executados nas rádios de jazz dos Estados Unidos e já excursionou fazendo shows na Europa e Japão.
Seus trabalhos, “Sebastiana” (2018) e “Ao Vivo no Rio” (2020), entraram na parada do Top 50 de execução das rádios de jazz dos EUA. É membro votante do Grammy Latino e do Grammy Awards (Grammy Pro).
Ricardo Bacelar Japan Tour 2024 – Programação de shows
Em Hamamatsu no Act City Hamamatsu Music Workshop Hall será no dia 6 de julho terá participação da cantora Mariângela.
Em Tokyo no Blue Note Place será nos dias 9 e 10 de julho e terá participação dos cantores Yamada Tamaru e Takumi Murata e da cantora Mariângela.
Em Fukuoka no Tiempo Hall será dia 13 de julho terá participação da cantora Mariângela.
Em Kanagawa no Jazz Club Daphne Kamakura srá dia 18 de julho e terá participação das cantoras Yamada Tamaru, Mariângela e do percussionista japonês Keita Brasil. Toque no link e confira a agenda e como adquirir seu ingresso.
Ricardo Bacelar estará participando também do Festival Brasil&Latino no dia 20 de julho de 2024 no Parque Yoyogi, Tóquio.
Ricardo Bacelar JAPAN TOUR 2024 in Hamamatsu
Data e horário:6 de julho de 2024 (sábado)
19:30 Abertura das portas, 20:00 Início do show.
Locale: Act City Hamamatsu Ongaku Kobo Hall
Preço (antecipado) : Geral (adultos): 3,000 ienes (3,500 comprado no dia)
Estudantes do ensino médio ou menos: 2,000 ienes (2,500 ienes comprado no dia)
Todos os assentos não são reservados(os assentos serão ocupados por ordem de chegada )