A produção da Subaru na Tailândia deve ser encerrada em dezembro deste ano devido a um declínio contínuo nas vendas no país, foi anunciado no fim de maio.
Todos os veículos novos da Subaru vendidos no mercado local serão importados do Japão a partir do ano que vem.
Isso deixa a Subaru com apenas uma instalação de produção fora do Japão – nos EUA – visto que sua produção malaia também já havia sido interrompida, com a fábrica agora sendo usada para produzir veículo da Nissan e Renault.
A planta Tanchong Subaru Automotive Thailand, localizada no Estado Industrial de Lad Krabang, é um empreendimento conjunto entre a Tan Chong International Limited, que detém uma participação de 74.9%, e a Subaru Corporation, que tem 25,1%.
O investimento total na instalação de 100 mil metros quadrados está perto de US$135.961.950 com uma força de trabalho de 400 pessoas, formada por residentes e expatriados.
A capacidade de produção máxima é de 100 mil anualmente e a Subaru visava inicialmente uma produção de 6 mil carros por ano.
Entretanto, as vendas da Subaru na Tailândia vêm diminuindo gradualmente do recorde de 3.952 unidades em 2019 e vendas em 2004 podendo ficar abaixo de mil unidades, levando ao fechamento da planta.
A Subaru tem 21 concessionárias e 24 centros de serviço em toda a Tailândia.
Fonte: Thai Auto News