Modelo Toyota Yaris Cross (reprodução)
Em relação ao escândalo das fraudes das montadoras, o Yahoo! do Japão realizou uma enquete online, onde 6.750 internautas japoneses deram suas respostas à pergunta “Você tem interesse sobre as fraudes e a série de problemas das 5 montadoras?”.
Publicidade
As respostas mostram um retrato de preocupação do público, pois 77% responderam que “tenho muito interesse”. Veja o quadro de respostas abaixo.
Reprodução do quadro de respostas da enquete do Yahoo!
Não só no Japão o público tem preocupação sobre o assunto.
Reputação abalada e má conduta do grupo Toyota
A fraude na certificação da designação do modelo dos 3 veículos ainda em produção da Toyota Motor desferiu um grande golpe na reputação da montadora. Uma série de casos de fraude descobertos em outras empresas também está chamando a atenção no exterior.
O New York Times de segunda-feira (3) publicou sobre os e modelos, incluindo o popular SUV Yaris Cross, com dados fraudulentos em testes de segurança de pedestres e passageiros para atender aos padrões de certificação do governo japonês. Em resposta à situação, a Toyota decidiu suspender temporariamente a produção e a expedição dos 3 modelos alvo de inspeção in loco.
O Financial Times do Reino Unido classificou o caso da Toyota como um pesadelo reputacional e também noticiou a má conduta do grupo, já que no passado recente foi a Daihatsu a ser investigada e antes disso, a Toyota Industries e a Hino Motors.
O problema de fraude na certificação da Toyota está tendo um sério impacto na reputação da montadora. O Financial Times salienta que o preço das ações da Toyota caiu 14% desde o seu pico em março e espera-se um impacto adicional dependendo de pesquisas futuras.
Credibilidade da indústria automobilística japonesa em risco
Ele também mencionou o escândalo de fraude de emissões da rival Volkswagen, há nove anos. Acrescentou que a reputação da empresa ainda não se recuperou totalmente, dizendo: “Para os motoristas, a segurança de seus carros na estrada é provavelmente uma preocupação que exige solução mais rápida; do que os dados de emissões”. Foi quando a Toyota se beneficiou para aumentar a sua participação no mercado global.
A questão da fraude não afeta apenas a Toyota, mas também a credibilidade da indústria automóvel japonesa como um todo. O New York Times relata que Honda e Mazda admitiram fraudes, assim como a Suzuki e Yamaha Motors. O artigo argumenta que a percepção dos consumidores sobre a qualidade superior de fabricação e a confiabilidade dos produtos japoneses está começando a vacilar.
Fraudes não relacionadas à segurança
Por outro lado, alguns na web dizem que algumas das fraudes não são um problema suficientemente grande para ter preocupação com a segurança.
- “Como outros apontaram, no caso da Honda foi simplesmente uma fraude no teste de ruído (não diretamente relacionada à segurança).”
- “No caso da Suzuki, parece que não foi aplicada força suficiente no pedal do freio durante o teste de freio, então a distância de frenagem foi reescrita para ser menor que o resultado do teste. Parece mais uma simples omissão do que uma fraude.”
Parece que as preocupações com a fraude na indústria automóvel, uma das especialidades do Japão, espalham-se negativamente também para o exterior.
Fontes: Yahoo! e Newsphere