Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Toyota e outras 4 montadoras: fraude nos testes de desempenho

| Economia

Por conta da inspeção in loco nas 5 montadoras, uma parte dos veículos que elas produzem estão com expedição suspensa.

Passagens aéreas no Japão - Alfainter
5MONTADORAS

Logos das 5 montadoras (NHK)

Depois dos escândalos de fraudes na designação de modelos da Daihatsu e Toyota Industries, o Ministério das Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) havia solicitado investigações internas às montadoras e outras empresas relacionadas, no período dos últimos 10 anos.  

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Cinco delas – Toyota Motor, Honda, Mazda, Suzuki e Yamaha Motor – informaram irregularidades. Ou seja, foram descobertas fraudes em modelos fabricados por elas, tanto no passado quanto na atualidade.

Até que as normas de segurança sejam confirmadas o MLIT instruiu as montadoras a suspender a expedição dos modelos:  

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie
  • Yaris Cross, Corolla Axio, Corolla Fielder da Toyota Motor, ainda em produção. Mas, além disso, no passado, os modelos Crown, Isis, Sienta e Lexus RX que já não são mais produzidos tiveram irregularidades 
  • Roadster e Mazda 2 da Mazda
  • YZF-R1 (moto) da Yamaha

 A partir de terça-feira (4) o MLIT pretende enviar uma equipe de investigação na Toyota Motor e nas demais 4 para inspeção in loco, a fim de confirmar se houve fraude e no caso de resposta positiva afirmou que tomará medidas rigorosas com base na Lei de Veículos de Transporte Rodoviário.

Toyota Motor

K10014469671 2406031937 0603194052 02 05

3 modelos da Toyota com expedição suspensa (NHK)

No caso da Toyota o problema foi descoberto no airbag desses modelos. Por conta disso, Akio Toyoda, presidente do conselho, apresentou pedidos de desculpas aos clientes e fãs dos automóveis. “Essa circunstância está relacionada à certificação. Este problema aconteceu por não ter passado por um processo de certificação correto antes da produção e vendas”, lamentou.

Honda

Nos 22 modelos de veículos que a Honda vendeu no passado, houve desvios das condições de teste e dados que diferiram das medições reais registrados nos relatórios de testes de ruído exigidos para aplicação de designação de modelo. Alguns dos modelos são o Inspire, Fit, CR-Z, Accord e outros, fabricados entre 2007 a 2020.

O presidente da Honda, Toshihiro Mibe, admitiu que a fraude estava “claramente declarada no manual e devo dizer que foi um problema organizacional”.

Mazda, Suzuki e Yamaha

K10014469671 2406031938 0603194052 02 06

2 modelos da Mazda com expedição suspensa (NHK)

A Mazda reescreveu o software de controle para testes de potência do motor em 5 modelos de carros. A Yamaha conduziu testes de ruído em três modelos sob condições inadequadas. A Suzuki fez uma declaração falsa no relatório de teste de freio de um modelo de 2014, o Alto.

Outros presidentes, tanto da Mazda, Suzuki como da Yamaha, também apresentaram pedidos de desculpas em coletiva de imprensa.

K10014469671 2406031939 0603194052 02 07

Moto da Yamaha com expedição suspensa (NHK)

Fontes: Kuruma News, JNN, Yomiuri, Tokai TV / FNN e NHK


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo