Os bombeiros, os observatórios de meteorologia locais e os noticiários da tevê podem emitir avisos, advertências e alertas, quando a chuva pesada durante a estação chuvosa ou causada pela passagem de um tufão podem causar desastres.
Não subestime esses alertas.
Ao receber os alertas (keiho em japonês) é necessário ficar atento aos níveis:
- 警報レベル2, amarelo corresponde ao nível 2 de aviso, ou cuidado
- 警報レベル3, vermelho, advertência de nível 3, de vigilância
- 警報レベル4, roxo, alerta de nível 4, de perigo
- 警報レベル5, negro, alerta de nível 5, de desastre iminente
Em geral, quando é emitido um alerta de nível 3, vem acompanhado de sugestão de evacuação da residência para um local seguro. Ou, para as famílias com idoso, crianças ou pessoas com deficiência, é sinal de se preparar para a evacuação. Por isso, esteja atento para ajudar a pessoa vulnerável a se deslocar para o abrigo, sempre junto com a mochila de emergência.
Em relação ao nível 4, de perigo iminente, muitas prefeituras e bombeiros dão ordem de evacuação (避難指示 hinanshiji), o que significa que é preciso deixar suas casas, escola ou trabalho, para buscar abrigo nos locais previamente definidos chamados de hinanjo (避難場). Para isso, sempre tenha em mãos o hazard map (mapa das áreas de risco) para conferir o local onde mora.
As chuvas poderão causar queda de energia elétrica ou interrupção do fornecimento de água, por isso, a mochila de emergência deve ficar ao alcance.
Não subestime os alertas emitidos pelas prefeituras ou órgãos da cidade, seja por alto-falante ou pelo smartphone.
Para verificar em tempo real a situação do local onde mora, visite a página web Kikikuru (危機来る), se for pelo PC, da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).
O Kikikuru pode ser acessado pelo seu smartphone, com informações em português ou espanhol, o que facilita a visualização e a compreensão dos riscos de desastre, como enchente, inundação, deslizamento, elevação de ondas e outros. Acesse pelos códigos QR abaixo.
A sua ação é para preservar sua vida! O Japão tem baixos índices de vítimas porque esse sistema de aviso e alerta prévio é muito eficiente. Procure saber de antemão onde ficam os abrigos designados pela prefeitura da cidade onde mora.
Caso necessite ajuda por ter ficado em uma situação difícil, não hesite em chamar o Corpo de Bombeiros ligando para o 119. Outros telefones de emergência podem ser vistos tocando aqui.
Fonte: AMJ