Ar-condicionado com inteligência artificial cresce em popularidade no Japão

Fabricantes estão tentando atrair clientes proativamente levando em consideração pontos como o quão pouca energia seus produtos consomem.

Aparelhos de ar-condicionado com sistema de inteligência artificial estão chamando atenção de consumidores (ilustrativa/banco de imagens)

Aparelhos de ar-condicionado equipados com sistemas de inteligência artificial (IA), os quais permitem que eles conservem mais energia, estão ganhando popularidade entre consumidores.

Publicidade

Como se tornou difícil diferenciar aparelhos de ar-condicinado com base apenas em suas funções básicas de aquecimento e resfriamento, fabricantes estão tentando atrair clientes proativamente levando em consideração pontos como o quão pouca energia seus produtos consomem.

A Mitsubishi Electric Corp., que oferece a série Kirigamine de ar-condicionado de sala, está aumentando a produção de modelos equipados como IA com desempenho de consumo de energia.

A companhia incorporou em alguns de seus modelos um sistema de IA o qual estuda fatores como propriedades de isolamento térmico e hermeticidade de uma construção com base em diferença de flutuações de temperaturas internas e externas e prevê desta forma mudança na temperatura ambiente.

Ao evitar que aparelhos de ar-condicionado resfriem demais o ar no verão, os novos modelos podem reduzir o consumo de energia na inicialização em cerca de 8% comparado a modelos convencionais.

Já a Panasonic, recentemente, introduziu uma função em seus aparelhos de ar-condicionado que, com o apertar de um botão no controle remoto, permite que a IA selecione automaticamente o modo de operação em sua temperatura interna na sala de acordo com a estação e temperatura.

Os modelos mais recentes também estão equipados com uma função a qual permite obter informação do clima da internet, então prevê mudança na temperatura interna e ajusta operações.

Enquanto isso, a Sharp Corp. adotou uma função em seu modelo mais recente que liga a IA a um sistema de energia solar doméstico, permitindo que a tecnologia preveja a quantidade de energia excedente disponível e ajuste as operações do aparelho.

A Sharp diz que, em um exemplo, o uso eficiente da energia excedente poderia reduzir o consumo em cerca de 25% comparado a modelos convencionais.

Fonte: Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Downgrade da licença gold para azul sem ter cometido infração

Publicado em 15 de julho de 2024, em Carteira de habilitação

O motorista que tem uma licença ouro quer continuar com ela, por isso é mais cuidadoso. Tem uma situação que mesmo sem infração poderá ser rebaixada.

Carteira de motorista ouro (PM)

Quem possui a carteira de motorista gold sabe o quanto dói uma infração de trânsito, pois isso afetará o status. Embora, há que se destacar que algumas infrações não interferem na hora da renovação, portanto, continuará com a ouro.

Publicidade

Para quem cometeu uma infração no decorrer da validade da carteira ouro, antes da renovação desse documento será notificado sobre o rebaixamento (downgrade) para a licença azul.

No entanto, sabia que existe uma situação em que o motorista vai renovar a sua carteira e é rebaixado a azul? “Não cometi acidente e tampouco infração”, pode pensar.  

Como sabe, o motorista quer continuar com a licença ouro por causa dos benefícios: o curso na hora da renovação é mais curto, taxa mais barata na renovação, além do desconto no seguro do veículo. Por isso, se preza tanto pela carteira de motorista gold ou ouro.

Situação de downgrade da ouro para azul

Mesmo que não tenha cometido nenhuma infração, a licença gold pode ser rebaixada quando:

  • Se por algum motivo, como mudança de endereço, viagem para o exterior ou por distração, esquece de renovar o documento no prazo. Nesse caso, cuidado para não dirigir pois não estará habilitado 

Se perceber que está com o prazo vencido, é preciso ficar atento ao período: até 6 meses ou entre 6 meses e 1 ano, pois o tratamento para a renovação será diferente. 

No caso de até 6 meses, será liberado dos exames escrito e de habilidades, mas terá que fazer o teste de aptidão, incluindo o oftalmológico, para obter a carteira azul.

No caso de 6 meses a 1 ano, obterá uma carteira provisória (karimen), depois terá que fazer todos os exames de novo. Dá muito trabalho. O pior é quando passa de um ano, pois terá que refazer todos os exames.

Quais são as cores das carteiras de motorista

  • Gold ou ouro é para um excelente motorista: aplicável aos motoristas que possuem a licença ininterruptamente há 5 anos ou mais e que não tenham cometido infrações de trânsito ou acidentes. O período de validade é de 5 anos.
  • Azul para os motoristas em geral. Aplica-se para quem tem licença continuamente por 5 anos ou mais e que cometeram apenas uma infração menor (de até 3 pontos). O período de validade é de 5 anos  
  • Azul para motorista infrator: aplicável àquele que cometeu múltiplas violações ou causou acidente que resultou em ferimentos ou morte. A validade é de 3 anos.  
  • Azul para o motorista que renova pela primeira vez. O requisito para isso é que não tenha cometido infração ou tenha apenas uma menor e não tenha causado acidente grave. O prazo de validade é de 3 anos.
  • Verde para o motorista que a obtém pela primeira vez e a validade é de 3 anos.
Fonte: Kuruma News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão