Atentado contra Trump: autor era um jovem republicano

O autor dos disparos contra o ex-presidente dos Estados Unidos durante o comício foi morto pelo Serviço Secreto, era um jovem republicano.

Donald Trump no momento logo depois que a bala passa de raspão na sua orelha (ANN)

Em relação ao atentado contra o ex-presidente Donald Trump ocorrido no sábado (13), em Butler, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, o FBI informou que o atirador foi identificado como Thomas Matthew Crooks, 20 anos, do mesmo estado, de uma cidade a cerca de uma hora de carro do local do comício.

Publicidade

Ele foi morto pelos agentes do Serviço Secreto quando estava sobre o telhado de um edifício, entre 130 a 150 metros de distância. No local foi encontrado um rifle. Trump foi salvo por milagre, pois a bala passou de raspão. No entanto, 3 espectadores, todos do sexo masculino, foram alvos dos tiros, sendo que um foi a óbito e outros dois estão em estado grave.  

A imprensa americana levantou que o autor do crime Crooks era republicano e que não tinha antecedentes criminais.

“Vimos o cara subindo com um rifle”, disse Greg Smith, que esteve presente no comício durante o ataque. “Apontei o cara há dois ou três minutos (antes do atentado) sem ninguém fazer nada. E logo foram cinco tiros”, disse para a imprensa. Ele viu o homem se arrastando sobre o telhado com a arma, mas os policiais demoraram para agir.

“O ataque foi a mais grave tentativa de assassinato de um presidente ou candidato presidencial desde que Ronald Reagan foi baleado em 1981. A menos de quatro meses das eleições presidenciais dos Estados Unidos, o atentado chamou a atenção para as preocupações com a violência política num país profundamente polarizado”, destacou o Euro News.

Veja o vídeo publicado no X. Na parte superior, uma foto do criminoso e abaixo o vídeo.

Fontes: NHK, ANN, El País e Euro News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Trump é alvo de tiros durante comício, mas balas acertam espectadores

Publicado em 14 de julho de 2024, em Sociedade

Houve um tiroteio durante o comício de Trump e dois espectadores foram baleados, sendo que um morreu. O atirador também morreu.

O ex-presidente Donald Trump cercado por agentes tem ferimento na altura da orelha (reprodução do ABC News)

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e atualmente candidato, estava em um comício em Butler, na Pensilvânia, no sábado (13), horário local. 

Publicidade

Nas imagens divulgadas pela imprensa americana se vê que estava com sangramento na altura da orelha direita. Os agentes do Serviço Secreto o retiraram prontamente para levá-lo a uma instituição hospitalar local, enquanto o clima era de pânico. Quando estava sendo retirado, Donald Trump ergueu o punho para o público. Ele não corre risco de vida.

O promotor local Richard Goldringer informou que esse tiroteio matou uma pessoa, espectadora, e o “atirador está morto”. Há notícia de um espectador ferido.

Um porta-voz do ex-presidente acrescentou que ele agradeceu “às autoridades e aos socorristas pela sua ação rápida durante este ato hediondo”.

Sábado era o último dia de comício de Trump antes da convenção republicana, na segunda-feira, quando será nomeado oficialmente como candidato à presidência, para concorrer com o atual presidente Joe Biden, em novembro deste ano. 

Assista ao vídeo (no ponto), no momento dos disparos e depois da retirada de Trump do local.

Fontes: ABC News, WLBT, Fox10 e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão