As batatas chips com sabor de curry “R18+” que recentemente mandou 14 estudantes de uma escola do ensino médio em Tóquio para o hospital são pelo menos 200 vezes mais picantes do que o molho de tabasco.
Quatorze estudantes foram levados às pressas para o hospital na terça-feira (16) após terem comido as batatas chips extremamente apimentadas e passado mal.
A fabricante Isoyama Corp. anunciou em seu site na quarta-feira (17), “Pedimos desculpas aos nossos clientes e outras partes preocupadas por causar tanta inconveniência”.
As batatas chips são temperadas como a “bhut jolokia”, uma variedade de chili originalmente do nordeste da Índia.
Essa pimenta extremamente ardente foi registrada no Guinness World Records de 2007 a 2011 como “a mais picante do mundo”.
Também chamada de “ghost pepper” (pimenta fantasma), ela é privilegiada por amantes de comidas picantes em todo o mundo.
A pimenta fantasma contém uma grande quantidade de capsaicina, o componente picante da chili, e sua escala de Scoville, a qual indica o grau de picância, é cerca de 1 milhão.
De acordo com o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas, o molho de tabasco tem de 1,6 mil a 5 mil SHU, então a pimenta fantasma é pelo menos 200 vezes mais picante.
Segundo a Agência de Assuntos do Consumidor, não há regras de rotulagem para picância.
Em seu site, a Isoyama Corp. lista 10 “alertas” como, “É muito picante, então não consuma se tiver menos de 18 anos” e “Não consuma sem usar luvas caso tiver arranhões nas mãos os dedos”.
Apesar do mais recente incidente na escola em Tóquio, a fabricante disse ao jornal Mainichi que “não está fazendo o recall das batatas chips porque não estão fabricando um produto que viola a lei”.
Fonte: Mainichi