Carro encalhado na inundação da via pública em Matsue, capital de Shimane (ANN)
Na quarta-feira (10) a onda de calor perigoso permanece somente no sul do Japão, pois a frente baiyu (estação chuvosa) que assolou parte das províncias banhadas pelo Mar do Japão no dia anterior, se desloca também para o Oceano Pacífico.
Publicidade
Por isso, o clima das regiões Kanto, Tokai e Kansai retorna à estação chuvosa, com temperaturas mais amenas durante o dia. Mas, é preciso cuidado porque a previsão indica que na quinta-feira (11), pode cair chuva pesada em várias províncias.
Chuva histórica: ruas de Shimane pareciam rios
Água cobriu quase todo o pneu de um kei no estacionamento, em Matsue (ANN)
A frente baiyu fez cair uma chuva pesada na faixa de Tohoku a San’in, todas na costa do Mar do Japão, na terça-feira (9).
A cidade de Matsue (Shimane) teve registro histórico de 209 milímetros de chuva em 12 horas. Vários veículos ficaram encalhados nas vias públicas que mais se pareciam a rios com correnteza.
Entre meio-dia e 13h a área central da cidade de Matsue ocorreu inundação, causando danos nas residências e comércio.
Na cidade de Izumo (Shimane) o índice pluviométrico em 12 horas foi de 211,5 milímetros, igualmente o maior da história. Como medida preventiva, foi emitido alerta de evacuação das casas para 1.680 famílias ou cerca de 4,7 mil pessoas.
Até o fim da tarde, em Matsue e em Izumo foram registrados 41 casos de inundações de vias públicas, 9 casas completamente inundadas e 3 casos de deslizamentos nas encostas.
Bairro de Izumo com inundação na tarde de terça-feira (ANN)
Fontes: NHK, FNN, ANN e San’in Chuo News