Os residentes brasileiros da província de Ibaraki podem fazer o exame escrito no seu idioma desde 2013, para obtenção da carteira de motorista Classe 1.
Para a Classe 2, habilitação que permite conduzir veículos para transporte de passageiros, como táxi e ônibus, por exemplo, só estava disponível no idioma inglês para os estrangeiros.
Mas, isso mudou. Segundo a Polícia da Província de Ibaraki, desde junho o exame escrito foi ampliado para 20 idiomas no Centro de Carteira de Habilitação. Anteriormente, eram apenas em 4 idiomas, incluindo o português e chinês, mas 16 novos foram adicionados, incluindo o espanhol, indonésio e outros. Assim, espera-se que aumente o número de pessoas que queiram fazer o exame na sua língua nativa.
Isso favorece também quem quer obter a carteira de motorista do Japão já tendo a expedida no seu país de origem.
O número de trabalhadores estrangeiros continua a aumentar. De acordo com a Delegacia do Trabalho de Ibaraki, no final de outubro de 2023 eram 54.875 trabalhadores estrangeiros, um aumento de 13,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Com a falta de motoristas para o transporte de pessoas, pode ser uma oportunidade para obter a carteira e mudar de profissão.
Os idiomas recém-adicionados são: espanhol, persa, coreano, russo, tailandês, tagalog, indonésio, khmer, nepalês, birmanês, mongol, ucraniano, cingalês, urdu, árabe e hindi.
Fonte: Ibaraki Shimbun