
A doença mão-pé-boca causa erupções cutâneas similares a bolhas nas mãos, pés e dentro da boca (ilustrativa/banco de imagens)
O número de casos da doença mão-pé-boca (te-ashi-kuchi-byou) no Japão está aumentando a um ritmo recorde, alcançando os níveis mais altos vistos na última década, mostraram dados do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID).
De acordo com o relatório mais recente do NIID, 35.960 casos foram reportados a partir de 3 mil instituições médicas de monitoramento a nível nacional durante a semana que terminou em 7 de julho.
Uma média de 11.46 casos por instituição médica foi reportada durante a semana citada, continuando acima do nível de alerta de 5 casos por instituição em 38 províncias.
Durante o período reportado, a província de Mie registrou o maior número de casos por instituição, a 25.98, seguida por Saitama com 18.8.
A doença mão-pé-boca causa erupções cutâneas similares a bolhas nas mãos, pés e dentro da boca, afetando primariamente crianças com idade igual ou inferior a 5 anos, as quais contam por cerca de 90% dos casos.
Sintomas incluem febre, perda de apetite, mal-estar, erupções na pele e dor de garganta.
O Ministério da Saúde do Japão está pedindo medidas de higiene aumentadas para reduzir a propagação da doença.
Um funcionário do ministério orientou o público a lavar as mãos com sabão e evitar compartilhar toalhas, acrescentando que desinfetantes à base de álcool são menos efetivos contra a doença, a qual se espalha tipicamente no verão.
Fonte: Shine