Festival gratuito estimula intercâmbio multicultural em torno da música

Primeira edição do ECHO Music Festival, em Hamamatsu (Shizuoka), terá exibição de documentário, palestra, exposições e performances musicais.

Apreciadores de música e artes em geral terão no dia 10 de agosto uma boa oportunidade para interagir com outros amantes de cultura. Na ocasião, será realizada a primeira edição do ECHO Music Festival, evento multicultural que transita por diferentes manifestações, mas sempre tendo a música como ponto em comum. Com entrada gratuita e tradução simultânea bilíngue (português e japonês), o festival será realizado das 15h às 20h no Hamamatsu City Information Processing Center, na província de Shizuoka.

Publicidade

Idealizado por brasileiros, o festival utiliza “ECHO” como uma sigla para “Exchanging Culture and Horizons” – ou “intercâmbio de cultura e de horizontes”, em tradução livre. O uso do inglês se explica pela intenção de que o evento atraia pessoas de diferentes nacionalidades, de modo a dar mais diversidade ao propósito de trocas multiculturais e intercâmbio de conhecimentos e experiências. O festival conta com apoio institucional da Fundação Internacional de Hamamatsu (HICE) e do Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu.

Relatos particulares sobre música serão apresentados com legendas bilíngue (em japonês e português)

A principal atração do ECHO Music Festival será o lançamento do documentário “Relatos particulares sobre música”, dirigido por Marcelo Kazuo e produzido por Danieli Fonseca. Com 63 minutos de duração, o filme registra entrevistas feitas em cerca de um ano e meio, entre 2023 e este ano, com músicos e outros profissionais ligados à música. Entre os 13 entrevistados, há brasileiros e japoneses, além de um peruano e um boliviano.

“Minha ideia foi abordar o prisma das experiências particulares para fugir do óbvio, já que cada pessoa tem seu próprio olhar, sua própria percepção em torno da música”, explica o diretor Kazuo, ele próprio um profundo amante de música. “Por exemplo, as mesmas perguntas nos levam a caminhos diferentes, conforme a resposta de cada entrevistado. O objetivo principal foi levantar reflexões que partem da música e chegam a diferentes conceitos. Tanto que, ao final do documentário, acredito que o público ficará com mais indagações do que respostas.”

‘Mutirão’ cultural

A ideia inicial de Kazuo era apenas promover um evento para lançar seu documentário. “Espontaneamente, ao aglutinar outras pessoas ligadas à música, foram surgindo novas ideias e o festival tomou forma para algo mais amplo e diversificado”, explica. “Mesmo com poucos recursos e de forma independente, conseguimos fechar uma programação muito rica, graças à ajuda de muitas pessoas envolvidas neste ‘mutirão’ cultural.”

“Relatos particulares sobre música” será apresentado com legendas bilíngue (em japonês e português, conforme a nacionalidade dos entrevistados). Mais que apenas a exibição do documentário, o ECHO Music Festival contará com performances musicais de Daniel Balthazar, Danieli Fonseca, Lalo Matsusaka, Mateus Hayasaka e da banda Sexy M.F. Também haverá uma palestra com o jornalista, escritor e pesquisador musical Gilberto Yoshinaga, além de intervenções fotográficas de Tony Queiroga e exposições da fotógrafa Laura Rodríguez e do artista plástico Evaristo Omido.

Serviço:
ECHO Music Festival
Quando:
10 de agosto, das 15h às 20h
Preço: entrada gratuita
Local: Hamamatsu City Information Processing Center
Endereço: 〒430-0929 Shizuoka-ken Hamamatsu-shi Chuo-ku 1-12-7

Programação: exibição do documentário “Relatos particulares sobre música”, dirigido por Marcelo Kazuo; palestra “A música muito além do som”, com o jornalista, escritor e pesquisador musical Gilberto Yoshinaga; intervenções fotográficas de Tony Queiroga; exposições da fotógrafa Laura Rodríguez e do artista plástico Evaristo Omido; e performances musicais de Daniel Balthazar, Danieli Fonseca, Lalo Matsusaka, Mateus Hayasaka e da banda Sexy M.F.

Mais informações: https://dogzero.univer.se e www.dogzero.org

Fonte: divulgação

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Clínicas no Japão relatam aumento de casos de coronavírus

Publicado em 20 de julho de 2024, em Sociedade

Sintomas de coronavírus, incluindo febre e dor de garganta, lembram aqueles da gripe comum, dificultando distinguir as doenças.

Infecções por coronavírus estão se espalhando por todo o Japão (ilustrativa/banco de imagens)

Clínicas no Japão estão constatando um aumento no número de pacientes reclamando de febre, visto que infecções por coronavírus estão se espalhando por todo o país.

Publicidade

Na quinta-feira (18), um fluxo contínuo de pacientes com febre foi visto em uma clínica do distrito de Shinjuku (Tóquio) pela manhã.

Um homem na faixa dos 40 anos tinha febre de 38ºC e garganta inflamada. Testes confirmaram que ele estava infectado com covid-19.

Ele reportou que não teve contato com indivíduos infectados.

Dos 24 pacientes examinados na clínica na quinta-feira, 11 testaram positivo para coronavírus.

Segundo a clínica, por dia, 10 pessoas estavam testando positivo desde o fim do mês passado, quando o número de pacientes com covid-19 começou a crescer.

O número médio de pacientes com coronavírus confirmado em instituições médicas selecionadas em todo o Japão para a semana até domingo (14) foi de 11.18. Isso é 1.39 vez maior do que a semana anterior e marca o 10º aumento semanal consecutivo.

Sintomas de coronavírus, incluindo febre e dor de garganta, lembram aqueles da gripe comum, dificultando distinguir as doenças.

Médicos dizem que a covid-19 é mais contagiosa.

Outras doenças infecciosas, incluindo mão-pé-boca, também estão se espalhando.

O diretor da clínica disse que como as férias de verão começam e interações com outros aumentam, todos devem implementar medidas básicas de controle de infecção, como lavagem as mãos, ventilação e uso de máscara se estiver tossindo.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão