O Ministério do Meio Ambiente do Japão (ENV) informou na sexta-feira (12) que encontrou formigas de fogo no Cais Oi, no Porto de Tóquio, uma espécie nativa da América do Sul, que requer tratamento de emergência.
Durante uma investigação portuária nacional realizada pelo ENV foram descobertas cerca de 120 unidades dessa formiga, todas operárias.
Solicitou ao governo metropolitano fazer o controle de pragas e medidas para evitar a propagação dessa espécie. Uma picada da formiga de fogo, altamente venenosa, pode levar à morte.
Formiga de fogo encontrada também em Nagoia
Segundo informações do governo de Aichi, de quarta-feira (10) durante uma investigação regular do ENV realizada no cais de Tobishima, no porto de Nagoia, em 7 de julho, aproximadamente 60 formigas de fogo foram encontradas no chão do pátio de contêineres.
Desde que as formigas de fogo foram confirmadas pela primeira vez na província de Aichi, em junho de 2017, elas têm sido encontradas todos os anos em locais como o Porto de Nagoia, e esse foi o 17.º caso.
O governo de Aichi afirma que é improvável que essas formigas de fogo tenham se espalhado para fora do porto, mas caso as encontre jamais as toque com as mãos desprotegidas.
Fontes: Logi Today e CBC TV