Na manhã de segunda-feira (15), o calçadão próximo às Cataratas Fukiware, um local turístico na cidade de Numata (Gunma), sofreu inundação devido ao aumento repentino da água do rio.
Por causa disso, 22 pessoas, incluindo turistas, ficaram temporariamente ilhadas no calçadão. Segundo o Corpo de Bombeiros Regional de Tone-Numata, todas foram resgatadas ao meio-dia do mesmo dia e não houve feridos.
De acordo com a polícia, um telefonema por volta das 10h35 de segunda-feira informou que um homem ficou imobilizado no calçadão ao longo do Rio Katashina, onde há cachoeiras. Mas, na realidade, havia muito mais pessoas.
Os bombeiros iniciaram as atividades e cerca de 1 hora e 15 minutos depois, duas crianças e 20 adultos foram resgatados.
Segundo um vigilante de 72 anos, o nível da água do rio não estava tão alto pela manhã, mas parece que subiu rapidamente até o topo do calçadão, dificultando a movimentação dos turistas.
Depois desse incidente a prefeitura da cidade fechou o calçadão ao redor da cachoeira.
De acordo com o site da associação de turismo da cidade, as Cataratas de Fukiware estão localizadas no rio Katashina, um afluente do rio Tone, e são designadas como monumento natural nacional. Medindo mais de 7 metros de altura e 30 metros de largura, também é conhecida como a “Niágara do Oriente” devido ao seu cenário impressionante.
Fontes: Yomiuri e NHK