O Ministério de Terras, Infraestruturas, Transportes e Turismo do Japão (MLIT) retirou a suspensão das expedições do total de 3 modelos de veículos fabricados pela Mazda e pela Yamaha Motor, nos quais foram descobertas fraudes durante os testes de certificação dos modelos, segundo anúncio em 28 de junho.
Assim, a Mazda pode voltar à expedição e fabricação dos 2 modelos, o Mazda 2 e o Roadster RF; assim como a Yamaha Motor, do modelo YZF-R1.
“Retomaremos imediatamente a expedição e a produção dos dois modelos cujos envios estavam suspensos”, declarou um porta-voz da Mazda.
Já a Yamaha pretende retomar a expedição assim que os preparativos forem concluídos.
Mazda, Honda, Suzuki e Yamaha: investigações concluídas
O MLIT informou que nenhuma nova conduta imprópria foi descoberta nas 4 montadoras durante as investigações in loco.
Além disso, após verificação dos fatos e da estrutura organizacional dos atos fraudulentos, constatou-se que a Mazda e a Yamaha, a Honda e a Suzuki estão implementando medidas para evitar a reincidência. Portanto, o MLIT irá monitorar o estado da implementação a cada 6 meses por enquanto.
E a Toyota?
Em relação à maior do Japão, a Toyota Motor, outra montadora que foi investigada, as remessas e produção de 3 modelos continuam suspensas: Yaris Cross, Corolla Axio e Corolla Fielder.
Agora a montadora continua a sua investigação interna sobre a má conduta e o MLIT a instruiu a apresentar imediatamente as conclusões finais.
O caso das fraudes nas 5 montadoras veio à tona em 3 de junho. Depois, tanto os embarques dos produtos acabados quanto a produção foram suspensos e cada uma delas passou por inspeção in loco do MLIT.
Fontes: Car Watch Impress e Nikkei