Atualmente, as pessoas que têm risco de choque anafilático ou anafilaxia usam medicamentos em injeção no caso de sintomas alérgicos graves. Mas há casos em que acontece atraso na administração, por se tratar de injeção de autoaplicação.
Para resolver o problema, um grupo de pesquisadores desenvolveu um spray nasal, igualmente eficaz.
O ensaio foi conduzido pelos pesquisadores da Hospital Nacional Sagamihara e por uma empresa farmacêutica. O grupo está conduzindo testes clínicos em estágio final no Japão, desse medicamento para tratamento em spray nasal que está sendo desenvolvido por uma empresa farmacêutica estrangeira.
Como resultado, os sintomas começaram a diminuir em 5 minutos para 14 dos 15 pacientes, sendo que todos os sintomas eventualmente diminuíram, sem efeitos colaterais neles.
Estudos anteriores confirmaram que uma quantidade suficiente do medicamento é absorvida quando administrada pelo nariz e o grupo conseguiu confirmar nesse ensaio que é tão eficaz quanto as injeções.
As duas empresas farmacêuticas que estão prosseguindo com o desenvolvimento no Japão pretendem solicitar a aprovação do governo neste ano fiscal.
Motohiro Ebisawa, diretor do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Nacional Sagamihara, disse: “O público em geral e os membros do corpo docente tendem a relutar em usar medicamentos injetáveis, mas achamos que há uma boa chance de que um medicamento em spray nasal possa ser colocado em uso prático”.
O choque anafilático ou anafilaxia é uma reação alérgica grave que surge em poucos segundos ou minutos após uma picada de abelha, a ingesta de alguns alimentos como camarão, outros frutos do mar, amendoim, determinadas farinhas, frutas, além de alguns medicamentos.
A anafilaxia pode levar a pessoa à morte se não for atendida imediatamente.
Fonte: NHK