Em 8 cidades do Japão foram constatadas temperaturas máximas de 40 e 41 graus Celsius na segunda-feira (29), o que não acontecia desde 1.º de julho de 2022.
Por causa desse calor intenso, considerado perigoso à saúde, foram constatadas mortes na segunda-feira (29). Um dos casos foi em Kakegawa (Shizuoka), cuja vítima foi um trabalhador na faixa dos 40 anos, encontrado desmaiado na calçada. Um transeunte viu e chamou o 119, mas morreu no hospital.
Outros dois casos de morte foram nas cidades de Toyohashi e Ichinomiya, ambas em Aichi, de duas mulheres nas faixas de 60 e 70 anos.
Em Tóquio, foram socorridas de emergência 176 pessoas, na faixa dos 9 aos 96 anos. Em Shizuoka foram 18 pessoas, mais 39 em Aichi, 18 em Gifu e 8 em Mie. Duas pessoas, uma de Aichi e outra de Gifu estão em estado grave causado pela insolação.
Alerta de vigilância à insolação na terça-feira
Com o calor nesse nível é preciso redobrar os cuidados, pois coloca a vida em risco.
O WBGT emitiu alerta para 31 das 47 províncias porque a previsão para terça-feira é que a temperatura máxima possa chegar à casa dos 38 ou 39 graus Celsius, dependendo do lugar.
- Região Kanto: todas as províncias
- Região Tokai: todas as províncias
- Região Hokuriku: Niigata
- Região Kinki: Quioto, Hyogo, Nara e Wakayama
- Região Chugoku: Hiroshima
- Região Shikoku: todas as províncias
- Região Kyushu: todas as províncias
Vale lembrar que as províncias em vermelho têm previsão de temperatura igual ou superior a 31ºC.
O número de províncias com alerta à insolação poderá mudar no decorrer do dia.
Cuide-se com o calor.
Fontes: WBGT, Tokai TV, Nagoya TV, Asahi e NHK