O número cumulativo de pessoas internadas em relação aos suplementos da Kobayashi Pharmaceutical que contêm arroz vermelho fermentado “beni koji”, destinado a reduzir os níveis de colesterol, havia chegado a 492 desde o domingo (30), disse na terça-feira (2) o Ministério da Saúde.
Deles, 291 tinham problemas renais. A contagem mais recente incluiu casos além daqueles que sofrem com problemas renais.
De acordo com o ministério, um total de 2.221 pessoas havia sido examinado em instituições médicas em relação aos suplementos desde domingo, incluindo 1.660 pessoas com doença renal.
O número de casos fatais com possíveis ligações ao suplemento reportado por membros de famílias enlutadas ficou inalterado, a 175.
A Kobayashi Pharmaceutical disse em março que 5 casos fatais haviam sido relatados por famílias enlutadas.
Entretanto, a companhia disse ao ministério na semana passada que havia recebido consultas sobre mais 170 mortes possivelmente ligadas aos seus suplementos.
A empresa com sede em Osaka diz que recebeu relatos em janeiro dizendo que aqueles que haviam consumido um produto chamado “Beni-Koji choleste-help” desenvolveram doença renal ou outras enfermidades.
Fonte: Nippon