Apreciadores de música e artes em geral terão no dia 10 de agosto uma boa oportunidade para interagir com outros amantes de cultura. Na ocasião, será realizada a primeira edição do ECHO Music Festival, evento multicultural que transita por diferentes manifestações, mas sempre tendo a música como ponto em comum. Com entrada gratuita e tradução simultânea bilíngue (português e japonês), o festival será realizado das 15h às 20h no Hamamatsu City Information Processing Center, na província de Shizuoka.
Publicidade
Idealizado por brasileiros, o festival utiliza “ECHO” como uma sigla para “Exchanging Culture and Horizons” – ou “intercâmbio de cultura e de horizontes”, em tradução livre. O uso do inglês se explica pela intenção de que o evento atraia pessoas de diferentes nacionalidades, de modo a dar mais diversidade ao propósito de trocas multiculturais e intercâmbio de conhecimentos e experiências. O festival conta com apoio institucional da Fundação Internacional de Hamamatsu (HICE) e do Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu.
Relatos particulares sobre música serão apresentados com legendas bilíngue (em japonês e português)
A principal atração do ECHO Music Festival será o lançamento do documentário “Relatos particulares sobre música”, dirigido por Marcelo Kazuo e produzido por Danieli Fonseca. Com 63 minutos de duração, o filme registra entrevistas feitas em cerca de um ano e meio, entre 2023 e este ano, com músicos e outros profissionais ligados à música. Entre os 13 entrevistados, há brasileiros e japoneses, além de um peruano e um boliviano.
“Minha ideia foi abordar o prisma das experiências particulares para fugir do óbvio, já que cada pessoa tem seu próprio olhar, sua própria percepção em torno da música”, explica o diretor Kazuo, ele próprio um profundo amante de música. “Por exemplo, as mesmas perguntas nos levam a caminhos diferentes, conforme a resposta de cada entrevistado. O objetivo principal foi levantar reflexões que partem da música e chegam a diferentes conceitos. Tanto que, ao final do documentário, acredito que o público ficará com mais indagações do que respostas.”
‘Mutirão’ cultural
A ideia inicial de Kazuo era apenas promover um evento para lançar seu documentário. “Espontaneamente, ao aglutinar outras pessoas ligadas à música, foram surgindo novas ideias e o festival tomou forma para algo mais amplo e diversificado”, explica. “Mesmo com poucos recursos e de forma independente, conseguimos fechar uma programação muito rica, graças à ajuda de muitas pessoas envolvidas neste ‘mutirão’ cultural.”
“Relatos particulares sobre música” será apresentado com legendas bilíngue (em japonês e português, conforme a nacionalidade dos entrevistados). Mais que apenas a exibição do documentário, o ECHO Music Festival contará com performances musicais de Daniel Balthazar, Danieli Fonseca, Lalo Matsusaka, Mateus Hayasaka e da banda Sexy M.F. Também haverá uma palestra com o jornalista, escritor e pesquisador musical Gilberto Yoshinaga, além de intervenções fotográficas de Tony Queiroga e exposições da fotógrafa Laura Rodríguez e do artista plástico Evaristo Omido.
Serviço:
ECHO Music Festival
Quando: 10 de agosto, das 15h às 20h
Preço: entrada gratuita
Local: Hamamatsu City Information Processing Center
Endereço: 〒430-0929 Shizuoka-ken Hamamatsu-shi Chuo-ku 1-12-7
Programação: exibição do documentário “Relatos particulares sobre música”, dirigido por Marcelo Kazuo; palestra “A música muito além do som”, com o jornalista, escritor e pesquisador musical Gilberto Yoshinaga; intervenções fotográficas de Tony Queiroga; exposições da fotógrafa Laura Rodríguez e do artista plástico Evaristo Omido; e performances musicais de Daniel Balthazar, Danieli Fonseca, Lalo Matsusaka, Mateus Hayasaka e da banda Sexy M.F.
Mais informações: https://dogzero.univer.se e www.dogzero.org
Fonte: divulgação