Às 6h45 de quarta-feira (24), o terceiro tufão do ano, Gaemi, classificado como grande e extremamente forte, com 950 hPa, está seguindo uma rota em direção a Taiwan e deverá assolar o condado de Hualien, epicentro do forte terremoto em 3 de abril deste ano.
Segundo informações da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), nesse horário estava a 140 quilômetros ao sul-sudoeste da Ilha Iriomote (Okinawa). Mas, sua área de tempestade cobriu as ilhas de Yaeyama e as cidades de Miyako e Ishigaki, com rajadas de vento muito fortes, podendo chegar a 45 metros por segundo (162 km/h).
Por causa da passagem do tufão Gaemi, os aeroportos de Miyako e Ishigaki suspenderam as operações desde terça-feira (23) e os turistas estão presos nos hotéis em plena alta temporada.
Ainda não há notícias sobre possíveis danos mas os fruticultores que cultivam a famosa manga, em Ishigaki e Miyako, estão preocupados. A chuva, incluindo a ilha principal de Okinawa, deverá continuar até quinta-feira.
Mantendo essa potência o Gaemi deve permanecer na sua rota sobre Taiwan durante quarta e quinta-feira.
No restante do país, alguns locais poderão ter chuva. As temperaturas máximas são elevadas na quarta-feira, como 36ºC em Fukuoka, 35ºC em Tóquio, 34ºC em Osaka e 33ºC em Nagoia.
É preciso tomar cuidados contra a insolação. O alerta foi emitido para 19 províncias na quarta-feira, incluindo Shizuoka, Aichi e Mie.
Fontes: AMJ, WeatherNews, WBGT e Tenki