Na segunda-feira (8), a prefeitura de Kihoku (Mie), informou que um urso negro asiático foi capturado pela armadilha destinada a cervo japonês, portanto foi acidental.
O urso caiu na armadilha em 3 deste mês, e o animal tinha 1,19 metro e pesava 34 quilos. Um morador da cidade o descobriu na armadilha instalada a cerca de 600 metros de uma casa.
Esse foi o segundo caso na província onde um urso negro asiático foi capturado acidentalmente, depois do ocorrido na cidade de Kumano em 18 de maio.
Na província de Mie, quando um animal selvagem, como um urso negro asiático, é capturado por engano, a regra é devolvê-lo à montanha, a menos que cause danos a pessoas ou plantações. Por isso, esse não foi diferente, pois foi devolvido à floresta no dia seguinte. Mas, antes, foi colocada uma marca auricular e um microchip para fins de registro.
Urso liberado depois do “susto” educacional
A liberação do animal acontece depois de bater na gaiola onde fica, disparar fogos de artifício e usar spray repelente, com a finalidade de fazê-lo aprender que os humanos podem ser assustadores. Há relatos de que ursos pararam de se aproximar de assentamentos humanos como resultado da soltura depois desses “sustos” educacionais, por isso acredita-se que os efeitos podem ser esperados.
“Quando encontrar um urso, geralmente se diz que deve recuar enquanto mantém contato visual, mas isso pode não ser eficaz dependendo da situação, então tome cuidado para não topar com um”, disse um funcionário do governo.
“O mais importante é ficar longe das áreas onde os ursos estão presentes e, se precisar chegar perto deles, leve algo que faça barulho, como um sino de urso ou um rádio”, explicou.
Fonte: NTV