Segundo o Observatório Meteorológico de Kagoshima, por volta das 18h19 de domingo (14), ocorreu uma erupção explosiva na cratera do cume do Monte Minamidake, Sakurajima, na cidade de Kagoshima, e a altura da pluma vulcânica chegou a 4,5 mil metros de altura (acima da cratera).
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) divulgou uma previsão de queda de cinzas em partes das províncias de Kagoshima e Miyazaki, por causa do vento. De acordo com a província de Kagoshima, não foram confirmados feridos ou danos a edifícios.
Segundo o observatório local, foi a primeira erupção vulcânica dessa grandeza, com mais de 4 mil metros de altura, desde 14 de fevereiro deste ano.
Na erupção de domingo, grandes blocos vulcânicos foram espalhados até a 6.ª estação, mas nenhum fluxo piroclástico foi gerado. O nível de alerta vulcânico 3 (restrições à entrada na montanha) permanecerá em vigor.
Desde o começo deste ano já ocorreram 23 erupções e, segundo o observatório meteorológico, essa está dentro da atividade normal.
Fontes: Sankei e NTV