Aeronave militar chinesa viola espaço aéreo do Japão

O avião de reconhecimento Y-9 entrou no espaço aéreo japonês sobre águas ao largo das ilhas Danjo, na província de Nagasaki.

O avião de reconhecimento Y-9 entrou no espaço aéreo japonês (NHK)

Uma aeronave militar chinesa violou o espaço aéreo japonês pela primeira vez na segunda-feira (26) sobre águas no sudoeste do arquipélago.

Publicidade

O avião de reconhecimento Y-9 entrou no espaço aéreo japonês sobre águas ao largo das ilhas Danjo, na província de Nagasaki, entre 11h29 e 11h31, de acordo com o Ministério da Defesa do Japão.

Após o incidente, o vice-ministro de Relações Exteriores Masataka Okano convocou o embaixador chinês atuante Shi Yong e apresentou um protesto.

O lado japonês também pediu que a China prevenisse uma recorrência. Shi teria dito que ele reportaria isso ao seu país.

De acordo com o Ministério da Defesa, o avião militar chinês chegou a uma área sobre o sul das ilhas e começou a circular pelo local por volta das 10h40. Ele circulou o local novamente após violar o espaço aéreo japonês, e deixou a área por volta das 13h15.

Caças da Força Aérea de Defesa japonesa foram enviados para lidar com o avião chinês, emitindo alertas de rádio e pedindo que mudasse a rota e deixasse a área.

Fonte: Nippon

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão N10: autoridades pedem para todos se prepararem

Publicado em 26 de agosto de 2024, em Tempo

A Agência Meteorológica do Japão prevê que o Tufão N10 seguirá em direção ao Japão e trará chuvas em ampla área, e pede para todos fazerem os preparativos contra calamidades.

Imagem: JMA

Espera-se que o forte tufão N10 se aproxime do oeste do Japão e da região de Amami, na província de Kagoshima, a partir da terça (27), com risco de ventos fortes e chuvas intensas no lado do Pacífico do oeste e do leste do Japão.

Publicidade

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) está pedindo que as pessoas tenham extremo cuidado com tempestades, ondas altas e deslizamentos de terra. Os preparativos para o tufão devem ser concluídos até o final de segunda (26), comenta a JMA.

De acordo com as observações da JMA, o forte tufão nº 10 está se movendo no sentido oeste-noroeste a uma velocidade de 20 quilômetros por hora sobre o mar ao sul do Japão às 15h de segunda.

A pressão central é de 980 hectopascals, a velocidade máxima do vento perto do centro é de 35 m/s, a velocidade máxima instantânea do vento é de 50 m/s e.

Espera-se que o tufão continue a se desenvolver e a se deslocar para o norte, aproximando-se do oeste do Japão e da região de Amami, na província de Kagoshima, com força muito forte a partir de terça-feira.

À medida que o tufão se aproxima, os ventos aumentarão gradualmente no oeste do Japão, com velocidades máximas de 30 m/s no sul de Kyushu e na região de Amami na terça, com risco de rajadas de vento fortes que podem derrubar caminhões em movimento.

Espera-se que os ventos aumentem ainda mais, com rajadas de até 45 m/s na quarta (28) no sul de Kyushu e na região de Amami, que pode derrubar algumas casas.

A velocidade máxima instantânea do vento está prevista para 60 m/s no sul de Kyushu e na região de Amami, 35 m/s em Shikoku e 30 m/s nas regiões de Kinki e norte de Kyushu.

Espera-se que a chuva comece a cair antes da aproximação do tufão, principalmente no lado do Pacífico do oeste e do leste do Japão, resultando em chuvas fortes, e a quantidade de chuva nas 24 horas até o meio-dia de terça deverá ser de:

  • 180 mm na região de Tokai,
  • 120 milímetros na região de Kinki
  • 100 milímetros na região de Shikoku.

Nas próximas 24 horas, até o meio-dia de quarta (28), a previsão é que ocorram chuvas de até 180 milímetros na região de Kinki, 200 milímetros na região de Tokai, no sul do Japão e 200 milímetros na região de Shikoku.

Depois de terça-feira, o tufão diminuirá a velocidade, portanto, há o risco de aumento nas chuvas.

É provável que o mar fique extremamente agitado com ondas violentas, principalmente no oeste do Japão.

A JMA  está pedindo extrema cautela contra tempestades, ondas altas, deslizamentos de terra, inundação de áreas baixas, aumento do nível da água e inundação de rios.

No passado, houve uma série de casos de pessoas que foram atingidas quando estavam fora de casa, portanto, revisar sua agenda também é uma medida importante.

A Agência Meteorológica do Japão e o Ministério de Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo realizaram uma coletiva de imprensa conjunta sobre o impacto do tufão nº 10 às 13h30 de segunda-feira (26), indicando que o tufão provavelmente se aproximará do oeste do Japão e da região de Amami, na província de Kagoshima, com força muito forte e uma zona de tempestade no futuro.

“A previsão da quantidade de chuvas em 24 horas é de 300 a 400 milímetros em muitos lugares, principalmente no oeste do Japão, mas também no leste do país, aumentando o risco de desastres causados por chuvas fortes”, comentam as autoridades.

De acordo com Chuck Watson, chefe de modelagem de desastres da Enki Research, é provável que o tufão 10 atravesse o sul do arquipélago principal depois de atingir Shikoku, e os danos totais podem chegar a US$ 6 bilhões (870 bilhões de ienes) a US$ 10 bilhões (1,4 trilhão de ienes).

Fonte: NHK e Bloomberg

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Remessas com eficiência.
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão