Um avião de passageiros caiu em uma comunidade residencial fechada no estado de São Paulo na sexta-feira (9), matando todas as 61 pessoas a bordo e deixando destroços fumegantes, disseram autoridades e a companhia aérea.
Autoridades não informaram se alguém morreu em solo no local onde o avião caiu, na cidade de Vinhedo, a cerca de 80Km ao nordeste da capital. Entretanto, testemunhas disseram que não houve vítimas entre residentes.
A companhia aérea Voepass disse que o avião turboélice, um ATR 72, seguia em direção ao Aeroporto Internacional de Guarulhos com 57 passageiros e 4 membros da tripulação a bordo quando caiu em Vinhedo.
Ela divulgou uma lista de nomes de quem estava no avião, mas não suas nacionalidades.
“A companhia lamenta informar que todas as 61 pessoas a bordo do voo 2283 morreram no local”, disse a Voepass em uma declaração.
“Nesse momento, a Voepass está priorizando a assistência irrestrita às famílias das vítimas e colaborando efetivamente com autoridades para determinar a causa do acidente”.
O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite,falou com repórteres e confirmou que sobreviventes não foram encontrados. Ele também disse que a caixa preta do avião foi recuperada.
Essa foi a pior queda de avião desde janeiro de 2023, quando 72 pessoas morreram a bordo de um uma aeronave da Yeti Airlines no Nepal. O avião também era um ATR 72 e o relatório final concluiu que a queda foi provocada por erro do piloto.
O site de rastreamento de voos Filghtradar24 disse que dados enviados do avião indicaram que ele estava caindo de 8 mil a 24 mil pés por minuto nos últimos 60 segundos do voo.
O centro da força aérea brasileira para investigação e prevenção de acidentes aéreos disse em uma declaração que pilotos não responderam a pedido do controle de tráfego aéreo em São Paulo, nem solicitaram ajuda ou disseram que estavam operando sob condições do clima adversas.
O ATR 72 é geralmente usado para voos curtos. Os aviões são construídos por um empreendimento conjunto da Airbus na França e a Leonardo S.p.A, da Itália.
Quedas envolvendo vários modelos do ATR 72 resultaram em 470 mortes desde os anos 1990, de acordo com base de dados da Rede de Segurança de Aviação.
O bairro Capela onde o avião caiu na sexta-feira fica em uma área longe do centro da cidade próspera que é lar para 77 mil residentes. Ele havia partido de Cascavel, no estado do Paraná.
Fonte: AP