Segundo a AMJ, se não houver alterações na atividade sísmica ou deformação da crosta, o alerta do megaterremoto deverá terminar na quinta-feira.
O pontilhado em vermelho indica a área presumida do Terremoto Nankai Trough (NBS TV)
Depois que um forte terremoto com intensidade sísmica 6 fraca ocorreu em Hyuga-nada (Miyazaki), em 8 de agosto, foram constatados 23 tremores com intensidade sísmica de 1 ou superior na área presumida do epicentro do Nankai Trough. Mas, nenhum abalo mais foi observado desde o meio-dia de segunda-feira (12) até o mesmo horário do dia seguinte, terça-feira (13).
Publicidade
“A atividade sísmica ainda está ativa, mas não foram observadas alterações além daquelas normalmente vistas após um terremoto”, informou um porta-voz da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), na terça-feira.
Além disso, de acordo com o oficial de prevenção de desastres do Gabinete, se não houver mudanças na atividade sísmica ou deformação da crosta, a AMJ e o governo planejam encerrar o aviso extraordinário da probabilidade de um megaterremoto, às 17h de quinta-feira (15).
Entretanto, nas áreas onde o abalo sísmico foi forte, a AMJ continua apelando às pessoas para que tenham cuidado com a ocorrência de mais um terremoto com uma intensidade sísmica máxima de 6 fraca.
Diante dessas informações, recomenda-se continuar com a vigilância e providências em relação à prevenção de desastres até quinta-feira.
As informações extraordinárias do Terremoto Nankai Trough foram divulgadas pela AMJ logo após o forte abalo em Miyazaki, para 707 cidades de 29 províncias.
Fontes: FNN e NBS TV