A Ucrânia pode em breve usar cães-robôs em suas linhas de frente, substituindo soldados para missões perigosas como espionagem em trincheiras russas ou detectar minas.
Em uma demonstração em um local não revelado na Ucrânia, o cão metálico conhecido como modelo “BAD One” ficou de pé, agachou-se, correu e saltou de acordo com comandos transmitidos pelo seu operador.
Furtivos e ágeis, os cães-robôs podem se tornar em breve um aliado inestimável na linha de frente para uma força ucraniana que está com falta de homens para repelir a invasão russa, disse sua fabricante.
Os cães-robôs podem usar imagens termais para inspecionar trincheiras inimigas ou dentro de prédios em zonas de combate.
Ukrainian fighters use a robot dog in the Toretsk direction for reconnaissance and demining assistance. pic.twitter.com/BfdoRVSFuR
— Victory For Ukraine (@UA_news_feed) August 3, 2024
“Temos soldados de vigilância que são enviados em missões de reconhecimento que são em sua maioria pessoas altamente treinadas, muito experientes e sempre expostas a riscos”, disse o operador que a chamou a si mesmo de “Yuri”.
“Esse cão limita o risco para soldados e aumenta capacidades operacionais. Essa é a função núcleo do cão”, disse o operador, que trabalha para uma companhia britânica que fornece equipamento militar.
Um modelo mais avançado, conhecido como “BAD Two”, não pôde ser exibido devido a razões de segurança.
O dispositivo usado na demonstração tem uma bateria que o abastece por cerca de 2 horas.
Útil para detectar minas ou dispositivos explosivos improvisados, o cão-robô também pode ser usado para transportar até 7Kg de munição ou medicamentos para locais principais no campo de batalha.
Se os cães-robôs caírem em mãos russas, disse Yuri, um botão de emergência permite que o operador apague todos os dados.
Ukraine to unleash robot dogs on its front lines https://t.co/EjvZauNSza pic.twitter.com/FVhp5HLyRL
— CNA (@ChannelNewsAsia) August 8, 2024
Fonte: Channel News Asia