O governo chinês confirmou que caminhões-tanque de combustível foram usados para transportar óleo de cozinha com o interior dos tanques sujos, e abrirá um processo criminal.
No mês passado, o jornal Xinjing News, com sede em Pequim, divulgou os resultados de uma investigação independente sobre o uso de caminhões-tanque com combustível líquido para transportar óleo de cozinha sem limpeza dos tanques em Hebei e Tianjin, duas cidades adjacentes a Pequim.
De acordo com a agência de notícias estatal Xinhua, uma equipe de investigação conjunta do departamento de segurança alimentar do governo chinês, da polícia e de outras autoridades publicou os resultados de sua investigação sobre o assunto em 25 deste mês e concluiu que o relatório era verdadeiro, afirmando que se tratava de um ato criminoso ilegal “extremamente malicioso e contra o senso comum básico”.
A equipe também declarou que os motoristas dos caminhões-tanque seriam responsabilizados criminalmente e que penalidades administrativas, como multas, seriam impostas à empresa que encomendou o transporte.
“Garantiremos que veículos especiais sejam usados para o transporte de óleo de cozinha e reprimiremos rigorosamente as atividades ilegais”, comentam as autoridades.
A resposta do governo à crescente conscientização sobre a segurança alimentar entre o público e as reportagens da mídia sobre a investigação são vistas como uma tentativa de demonstrar sua postura de lidar rigorosamente com a injustiça relacionada a alimentos.
Fonte: NHK