O chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse no domingo (4) que estava considerando convocar um comitê de especialistas para orientar sobre se o crescente surto de mpox na África deveria ser declarado uma emergência internacional.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a agência de saúde das Nações Unidas e o Centro de Controle e Prevenção (CDC) da África, entre outros, estavam aumentando suas respostas ao surto.
“Visto que uma cepa mais fatal de mpox se espalha para vários países africanos, a OMS, o CDC da África, governos locais e parceiros estão aumentando ainda mais a resposta para impedir a transmissão dessa doença”, disse Tedros na plataforma de mídia social X.
Uma PHEIC (Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional) é o alarme máximo que a OMS pode emitir. Tedros, como diretor-geral da agência, pode declarar tal emergência sob orientação do comitê.
Conhecida anteriormente como varíola dos macacos, a mpox é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido aos humanos a partir de animais infectados que também pode ser passada de humanos para humanos através de contato físico próximo.
A mpox foi descoberta pela primeira vez em humanos no ano de 1970 na República Democrática do Congo.
Um surto global de mpox há 2 anos levou a OMS a declarar uma PHEIC, que durou de julho de 2022 a maio de 2023.
Fonte: Straits Times