Na quinta-feira (29), a prefeitura da cidade de Shizuoka (província homônima) anunciou alerta temporário de segurança de emergência nível 5 devido à inundação causada pela cheia do rio Wadagawa, em Shimizu-ku, como consequência da faixa de chuva gerada pelo tufão Shanshan.
Embora o tufão estivesse sobre as províncias de Kyushu nesse dia, a longa faixa de chuva se estendeu por quase todo o país.
Parte das vias públicas de Shimizu-ku tiveram que ser fechadas temporariamente e, com a emissão do alerta por volta das 18h30, 22 mil pessoas de 8.937 domicílios da área foram avisadas para buscar um abrigo.
Em Aoi-ku da mesma cidade também teve alerta de nível 4, por causa dos riscos de inundação e deslizamento.
Mie e Aichi: chuva histórica
As chuvas começaram a cair em 25 deste mês. Até as 16h de quinta-feira foram registrados 390,5 milímetros na cidade de Owase (Mie) e 340 milímetros em Tahara (Aichi), volume histórico para agosto.
Na cidade de Tsu (Mie) o índice pluviométrico foi de 219,5 milímetros no período das 13h50 às 19h50, recorde para o mês de agosto. Por conta disso, várias vias públicas da cidade tiveram inundação. Os hotéis da capital de Mie ficaram cheios de hóspedes que foram se abrigar temendo inundação e outros desastres por causa da chuva histórica.
Na cidade de Matsusaka (Mie), o rio Dodogawa que atravessa a cidade transbordou, deixando as vias públicas submersas. Algumas casas sofreram inundação.
Chuva continua na sexta-feira
A previsão indica que na sexta-feira (30) a chuva continuará na região Tokai, o que requer cuidado com as inundações e riscos de deslizamentos. Prevê-se máximas de 150 mm em Gifu, 200 mm em Aichi e 300 mm em Mie.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) apela à população da região Tokai que fique atenta aos avisos e alertas das autoridades locais, pois mesmo que o tufão Shanshan tenha perdido a potência, continua sendo a causa de chuva pesada e ventos fortes, mesmo que esteja distante.
Fontes: SUTV, CBC TV e Nagoya TV