Fotos ilustrativas de tufão e calor (PM)
Na terça-feira (20) a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou a previsão de 3 meses, de setembro a novembro.
Publicidade
O anticiclone do Pacífico continuará a ser mais forte do que o normal e as temperaturas deverão ser particularmente elevadas nesse período. Isso significa um outono mais quente do que o normal.
De setembro a outubro, é previsto o aumento da potência do anticiclone do Pacífico no lado sudeste do Japão. Prevê-se que os ventos do oeste, que são fortes e se formam a altas altitudes, fluam para o norte, acima da média normal. Por isso, a área sobre o arquipélago japonês poderá ser coberta por ar quente.
À medida que se avança para novembro, espera-se que estas condições climatológicas se resolvam e que os ventos de oeste fluam numa posição próxima do normal.
A temperatura média para os três meses de setembro a novembro deverá ser superior ao normal em todo o país. Por isso, prevê-se calor incomum, particularmente em setembro e outubro. Embora seja esperada a ocorrência do fenômeno La Niña, mas ainda nenhuma característica estatística apareceu nas temperaturas de outono.
À medida que o ar quente e úmido flui ao redor da borda do sistema de alta pressão, espera-se que o lado do Pacífico de Okinawa, o oeste do Japão e o leste do Japão tenham mais dias chuvosos. A precipitação para os próximos três meses deverá estar próxima ou acima do normal.
O clima em Hokuriku e em outras partes do país ao longo do Mar do Japão e no norte do arquipélago deverá mudar periodicamente, como acontece no outono, e as chuvas deverão estar próximas do normal.
A atividade convectiva é ativa perto do Sudeste Asiático, incluindo as águas perto das Filipinas, e deve-se ter cautela no caso de formação de ciclones tropicais ou tufões nessas áreas. Aliás, a previsão é de que a temporada dos tufões deverá durar mais tempo.
À esq. mais precipitação (chuva) de Kanto a Okinawa e à dir. todo o país com começo de outono com temperaturas elevadas (WeatherNews)
Fontes: WeatherNews e NHK