Desinformação sobre o terremoto Nankai Trough se espalha na mídia social

Desde 8 de agosto, previsões infundadas que ‘Um terremoto do Nankai Trough ocorrerá em 14 de agosto de 2024’ circularam no X.

Área do Nankai Trough em vermelho (Wikimedia/Kinkun, Pekachu)

Desinformação e publicações suspeitas na mídia social que causam temor estão se espalhando após a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) ter emitido um aviso chamado Megathrust Eartquake Attention (Alerta de Megassismo).

Publicidade

O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações solicitou na sexta-feira (9) que 4 plataformas da mídia social, incluindo a X, tomassem ações apropriadas contra desinformação baseadas em seus termos de serviço.

Desde 8 de agosto, previsões infundadas que “Um terremoto do Nankai Trough ocorrerá em 14 de agosto de 2024” circularam no X. Enquanto um usuário anônimo tenha feito a publicação em 2018, acredita-se que o post se espalhou após a emissão do alerta da AMJ.

O jornal Yomiuri usou uma ferramenta de análise de mídia social fornecida pela empresa User Local Inc. para buscar publicações no X contendo “14 de agosto” e “Nankai Trough”.

Os resultados mostraram que enquanto não houvesse tais posts de 1º a 7 de agosto, houve aproximadamente 70 mil em 8 e 9 do mesmo mês.

Também houve circulação de falsos rumores afirmando que o terremoto de 8 de agosto era um “tremor artificial” causado pelo governo com posts contendo imagens de nuvens que incluem a hashtag “nuvens de terremoto”.

Em resposta às publicações, Kentaro Araki, pesquisador sênior no Instituto de Pesquisa Meteorológica da AMJ, declarou no X em 8 de agosto: “Nuvens não podem ser um prenúncio de terremotos. É impossível prever terremotos a partir da aparência de nuvens”.

Além disso, as buscas por “terremoto” ou “megassismo” no X geram muitos posts de spam que redirecionam usuários para sites de conteúdo adulto, o que dificulta encontrar informação relacionada à terremoto.

Fonte: Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

OMS convocará reunião de emergência devido à propagação da mpox

Publicado em 12 de agosto de 2024, em Notícias do Mundo

A OMS diz que o surto atual de mpox é de um tipo diferente daquele que foi responsável pela propagação em 2022.

Imagem em 3D do vírus da mpox (ilustrativa/banco de imagens)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que convocará um comitê de emergência, visto que a mpox se espalha na África Central e pode se disseminar ainda mais dentro e fora do continente.

Publicidade

O comitê de especialistas se encontrará na quarta-feira (14) para discutir se o surto é uma “emergência de saúde pública de preocupação internacional”.

A mpox, anteriormente chamada de varíola dos macacos, é uma infecção viral que causa sintomas como febre e erupção cutânea.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a República Democrática do Congo (RDC) vem vivenciando um surto grave de mpox neste ano. Mais de 14 mil casos e 551 mortes foram reportados.

Ele diz que casos foram relatados em países vizinhos da RDC, incluindo Quênia e Ruanda.

O chefe da OMS alertou que a doença pode se espalhar ainda mais dentro e fora da África.

Em 2022, a OMS declarou uma emergência de saúde pública de preocupação internacional para a mpox, após um grande número de casos ter sido reportado principalmente em países no Ocidente.

Como o número de casos diminuiu, a OMS encerrou a declaração em maio do ano passado.

A OMS diz que o surto atual de mpox é de um tipo diferente daquele que foi responsável pela propagação em 2022.

Dizem que o tipo atual provavelmente causa sintomas mais graves.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão