Alexandre de Moraes (Wikimedia) e Elon Musk (reprodução do X)
O post do empresário Elon Musk, de sábado (17), no horário local, dizendo que “A decisão de fechar o escritório no Brasil foi difícil, mas, se tivéssemos concordado com as exigências de censura secreta (ilegal) e entrega de informações privadas de @alexandre, não haveria como explicar nossas ações sem ficarmos envergonhados.”, repercutiu imediatamente em todo o mundo, pois expôs claramente as condutas do Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes.
Publicidade
A retirada do X do Brasil foi notícia em todos os noticiários do mundo, inclusive no Japão, pois é algo inimaginável um país que se diz democrata não ter liberdade de imprensa nem de opiniões. Embora os usuários da rede social X do Brasil continuem tendo acesso normal, o escritório da empresa já não opera mais para preservar a segurança de seus funcionários constantemente ameaçados.
Os países onde a rede social X é proibido são China, Mianmar, Irã, Coreia do Norte, Rússia e Turcomenistão, segundo a CNN. Agora, o Brasil.
Moraes, por sua vez, acusa a rede social de descumprir suas ordens de bloqueio de contas identificadas como contendo desinformação. Mas Musk disse que as “exigências” de Moraes “exigiram que ele violasse (secretamente) as leis brasileiras, argentinas, norte-americanas e internacionais”.
Em relação ao ministro Alexandre de Moraes, o jornal Folha de São Paulo publicou uma matéria em 13 deste mês, informando que teria usado o TSE “informalmente” para investigar os bolsonaristas. O jornal informou que tem arquivos que comprovam essas atitudes.
A matéria da Folha de São Paulo acendeu um amplo debate no Brasil, com todas as mídias e comentaristas falando sobre o assunto. Além disso, a oposição começou a se articular para o pedido de impeachment de Moraes.
E, com essa decisão do X sair do Brasil, o povo brasileiro está acelerando ainda mais o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Até as 17h de domingo (horário de Brasília), o número de assinantes passava dos 719 mil.
O deputado federal Nikolas Ferreira convidou Musk a participar do movimento marcado para 7 de setembro, bem como todo o povo brasileiro para ir às ruas a fim de lutar pela democracia e expulsar o ministro.
Posts do empresário Elon Musk.
Post do deputado Nikolas Ferreira.
Fontes: Folha, BBC, La Nacion, CNN, Sanspo e X