Epidemia de Pneumonia por Mycoplasma no Japão: entenda

Surto de pneumonia por mycoplasma: entenda os sintomas e método de transmissão para se prevenir.

Imagem Ilustrativa

O número de pacientes com pneumonia por mycoplasma, conhecida como “pneumonia ambulante” devido ao seu longo período de incubação e à disseminação sem que haja consciência da infecção, está aumentando rapidamente no Japão.

Publicidade

De acordo com os números preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas em 20 de agosto, o número de pacientes notificados por instituição médica aumentou por seis semanas consecutivas para 1,14. Esse número é 57 vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado e é o ritmo mais alto da última década.

Os especialistas chamam a atenção para o fato de que o novo coronavírus foi suprimido pelas contramedidas, mas a tendência de não usar máscaras pode ter levado à epidemia.

Acredita-se que a pneumonia por mycoplasma seja transmitida principalmente por gotículas e contato, causando sintomas semelhantes aos do resfriado, como febre, tosse e fadiga. Cerca de 80% dos pacientes têm 14 anos de idade ou menos, mas também há casos de infecção em adultos.

A maioria das pessoas sofre de doenças relativamente leves, mas a doença é caracterizada por uma tosse persistente e pode ser grave. Como o período de incubação é relativamente longo de 2 a 3 semanas, e a doença geralmente se resolve espontaneamente, há o risco de as pessoas andarem por aí sem saber que estão infectadas e transmitirem a doença a outras pessoas, daí o termo “pneumonia ambulante”.

Com relação à disseminação da doença este ano, o Dr. Kenzo Takahashi, pediatra e professor da Escola de Pós-Graduação em Medicina da Universidade de Teikyo, diz: “Desde antes dos feriados em maio, mais adolescentes estudantes do ensino médio do que crianças menores foram visivelmente infectados”.

Os sintomas incluem tosse e febre, e há muitos casos de pessoas que achavam que tinham uma infecção coronariana, mas que procuram um médico porque não há tendência de a febre ceder. É mais parecido com broncopneumonia do que com pneumonia.

Como alternativa, há um padrão em que a tosse piora após uma febre leve e se espalha para os membros da família”.

Acredita-se que a pneumonia por mycoplasma se espalha globalmente em um ciclo de 3 a 7 anos e “torna-se epidêmica em anos olímpicos”, mas não foi observada durante a pandemia. A ausência de um surto de Mycoplasma pneumoniae devido a medidas rigorosas de controle do coronavírus reduziu a imunidade do Japão como um todo, analisa o professor.

Prevenção é importante

Quanto à prevenção, medidas para coronavírus, como máscaras, lavagem das mãos e desinfecção com álcool, são consideradas suficientes, e quanto ao tratamento, “é possível esperar a cura espontânea, mas se a febre persistir, é necessário o uso de antibióticos.

Normalmente, os antibióticos macrolídeos devem ser eficazes, mas recentemente surgiram cepas resistentes e há casos em que a febre não pode ser suficientemente controlada sem o uso de novas quinolonas ou tetraciclinas”, comenta Takahashi.

Entretanto, desde o último verão, tem havido uma escassez contínua de antibióticos e há casos de farmácias que compartilham antibióticos.

De acordo com o professor Takahashi, não se espera que os antibióticos sejam suficientemente eficazes no combate à tosse, por isso ele recomenda aos profissionais de saúde que evitem “prescrever por precaução” para evitar uma situação em que não possam prescrever aos pacientes o que realmente precisam.

“A disseminação da infecção é uma preocupação após as férias de verão. Com a aproximação da temporada de festivais esportivos, festivais culturais e exames, a tosse prolongada ou grave pode ser uma experiência dolorosa para a criança, portanto, o diagnóstico e o tratamento precoces são importantes.

Se você tiver uma tosse preocupante, grave em vídeo (a tosse) e mostre ao médico durante a consulta para facilitar o diagnóstico“, comenta o médico  Akifumi Tokita da Clinic Bambini, em Tóquio.

Fonte: Sankei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão N10 segue em direção ao Japão com muita força

Publicado em 23 de agosto de 2024, em Tempo

Previsão indica que o Tufão N10 seguirá em direção ao Japão e trará pancadas de chuva e tempo instável em ampla área.

Imagem: Google Earth e NHK

De acordo com as observações da Agência Meteorológica do Japão, o tufão nº 10 (Shanshan) estava se deslocando para o norte sobre o mar ao sul do Japão às 15h de sexta (23), com uma pressão central de 985 hectopascals, velocidades máximas de vento próximas ao centro de 30 m/s e velocidades máximas instantâneas de vento de 45 m/s.

Publicidade

A trajetória e a força do tufão ainda são incertas, mas se espera que ele continue a se desenvolver, atingindo as águas ao redor das Ilhas Ogasawara no sábado (24) e depois se deslocando para noroeste.

Em seguida, é provável que se aproxime do oeste e do leste do Japão na próxima terça-feira (27), ou mais tarde com forte intensidade, portanto, se ele atingir a costa,há risco de tempestades e chuvas fortes.

A chuva e o vento aumentarão gradualmente, principalmente no lado do Pacífico do oeste e do leste do Japão, e o tempo poderá ficar muito tempestuoso.

Também no norte do Japão, há risco de tempestade a partir da próxima quarta-feira (28), portanto, preste atenção às informações e alertas do tempo.

Uma grande quantidade de ar quente e úmido que flui ao redor da borda da Alta do Pacífico causou fortes chuvas na província de Shizuoka na manhã do dia 23, e essas condições continuarão no dia 24 em diante.

Portanto, no sábado e no domingo, as condições atmosféricas se tornarão muito instáveis do norte ao oeste do Japão, e há risco de chuvas fortes ou muito fortes.

A partir de segunda-feira, o ar quente e úmido fluirá diretamente do tufão N10, e há risco de chuvas ainda mais fortes. Há também o risco de fortes rajadas de vento, inclusive tornados.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) informou que as chuvas fortes podem atingir níveis de alerta nas regiões de Tohoku, Kanto Koshin, Tokai, na região de Chugoku e na região de Kinki da manhã até o final da noite de sábado.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão