Fenômeno que favorece a formação de tufões

Quando acontece esse fenômeno os tufões são formados um após outro ou há um aumento deles. E tem mais um à vista.

Foto ilustrativa de um tufão (Picryl)

Entre 8 e 13 deste mês foram formados 4 tufões, de números 5 a 8, um após outro, ao sul do Japão.

Publicidade

A causa disso é o que se chama Giro das Monções, na tradução livre para Monson Gyre em inglês, um fenômeno que facilita a formação dos tufões, segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ). 

Segundo um artigo da Sociedade Meteorológica Americana (AMS), “mais de 80% se formam entre julho e setembro. Mais da metade dos giros desenvolvem durante os períodos do El Niño”.

“Monsoon Gyre” significa vórtice de ventos sazonais. Atualmente, sobre o oceano ao sul do Japão, o anticiclone do Pacífico, um sistema de alta pressão, está recuando para o leste, e o sistema de baixa pressão está se expandindo, criando uma suave circulação de ventos no sentido anti-horário. Isto torna mais fácil a ocorrência de correntes ascendentes, e aglomerados de nuvens cumulonimbus que se tornam “ovo” de tufão e depois se formam um após o outro.

Infográfico mostra o ‘Giro das Monções’ e o anticiclone (NHK)

Além disso, este ano, a temperatura da superfície do mar nesta área está cerca de 2 graus acima do normal, o que gera uma grande quantidade de vapor de água, facilitando o desenvolvimento de tufões. Kazuhisa Tsuboki, professor de meteorologia da Universidade de Nagoia e especialista em tufões, disse: “Houve poucos este ano até agora, e o fato de o oceano não ter sido agitado teve um impacto”.

Possibilidade de mais um tufão em breve

Os ventos do sudoeste fluem do Oceano Índico para o leste das Filipinas, e também outros ao redor da borda do anticiclone do Pacífico, no extremo leste do Japão.

De acordo com a AMJ, essa situação que facilita a formação de tufões não deverá ser resolvida tão cedo, por isso o monitoramento continua, já que sobre os mares ao sul do Japão há condições propensas a ciclones tropicais e tufões, perto da ilha e cidade de Miyako (Okinawa).

Fontes: NHK, WeatherNews, JNN, Yomiuri e AMS

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cidade de Gifu recebe muitos turistas que procuram frescor no verão

Publicado em 16 de agosto de 2024, em Sociedade

Caverna na cidade de Takayama em Gifu recebe diversos turistas em busca de frescor no verão.

Imagem: Nagoya TV

A Hida Grand Limestone Cave, uma famosa atração turística em Niugawa-cho, em Takayama, Gifu, atrai muitos visitantes em busca de “frescor”.

Publicidade

A Hida Daisho Nyudo está localizada na maior altitude do Japão para uma caverna de calcário turística.

As temperaturas máximas na cidade de Takayama passam dos 33°C diariamente. Entretanto, dentro da caverna, a temperatura é de 12°C.

Turistas de todo o país vêm até aqui para aproveitar o “frescor” proporcionado pela caverna. “É como se eu estivesse paraíso, não quero sair! Não quero sair!”, comenta um turista vindo de Toyama.

Os visitantes esquecem o calor e aproveitam o passeio na caverna.

Para ver a localização  da Hida Grand Limestone Cave toque aqui. Informações no site (em japonês).

Fonte: Nagoya TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão