As temperaturas para a sexta-feira poderão chegar a 40ºC, consideradas perigosas, por isso é necessário tomar muito cuidado. Alerta de insolação em 34 províncias.
Homem tomando água no calor (PM)
As temperaturas continuam a subir tanto no leste quanto no oeste do Japão na sexta-feira (2), em nível considerado perigosamente altas, se aproximando dos 40 graus Celsius nas regiões Kinki e Tokai.
Publicidade
Recomenda-se tomar medidas completas para evitar a insolação, incluindo evitar sair de casa, a menos que seja necessário, e usar o ar-condicionado.
De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), a vasta área de Tohoku a Okinawa e Amami deverá ficar coberta por uma área de alta pressão na sexta-feira, deixando o céu limpo e levando ao aumento das temperaturas.
Estima-se máxima de 39 graus Celsius em Quioto, Gifu e Nagoia, 38ºC em Osaka, Takamatsu (Kagawa) e Hita (Oita), 37ºC em Kofu e Okayama e 37ºC em Fukushima.
Previsão das temperaturas máximas na sexta-feira (Tenki)
A AMJ e o Ministério do Meio Ambiente (WBGT) emitiram alerta de insolação para 34 das 47 províncias, pois o risco de heliose é extremamente alto.
Vejas as províncias por região.
- Kanto: Tóquio, Kanagawa, Nagano e Yamanashi
- Tokai: Shizuoka, Aichi, Gifu e Mie
- Hokuriku: Niigata, Ishikawa e Fukui
- Kinki: Shiga, Quioto, Osaka, Hyogo, Nara e Wakayama
- Chugoku: Okayama, Hiroshima, Shimane e Tottori
- Shikoku: Tokushima, Kagawa, Ehime e Kochi
- Kyushu: Yamaguchi, Fukuoka, Oita, Nagasaki, Saga, Kumamoto, Miyazaki e Kagoshima
- Okinawa: exceto na cidade e ilha de Miyako
34 das 47 províncias sob alerta à insolação, em roxo (WBGT)
Fontes: Tenki, NHK e WBGT