Google tem monopólio ilegal nas buscas, determina juiz

O motor de busca do Google é um grande gerador de lucros para a companhia, trazendo bilhões de dólares graças em grande parte a propagandas exibidas em suas páginas de resultado.

O motor de busca do Google é um grande gerador de lucros para a companhia (banco de imagens)

Um juiz nos EUA decidiu que o Google agiu ilegalmente para quebrar sua competição e manter um monopólio em busca online e propaganda relacionada.

Publicidade

A decisão memorável na segunda-feira (5) é um duro golpe para a Alphabet, empresa mãe do Google, e pode remodelar como gigantes da tecnologia fazem negócios.

O Google foi processado pelo Departamento de Justiça dos EUA em 2020 pelo seu controle de cerca de 90% do mercado de busca online.

Esse é um dos vários processos que foram movidos contra grandes companhias de tecnologia, visto que autoridades antitruste dos EUA tentam intensificar competição na indústria.

Esse caso foi por vezes descrito como a representação de uma ameaça existencial ao Google e sua proprietária, dada sua dominância dos negócios de propaganda online e busca.

Não está claro quais penalidades o Google e a Alphabet enfrentarão como resultado da decisão. As multas ou outras medidas serão decididas em uma audiência futura.

O governo pediu por um “alívio estrutural”, o que poderia, em teoria pelo menos, significar a dissolução da companhia.

Em sua decisão, o juiz Amit Mehta disse que o Google havia pagado bilhões para garantir que ele fosse o motor de busca predefinido em smartphones e navegadores.

“O Google é um monopolista e ele agiu como um para manter seu monopólio”, escreveu o juiz Mehta em sua opinião de 277 páginas.

A Alphabet diz que planeja apelar da decisão.

A decisão de segunda-feira ocorre após uma audiência de 10 semanas em Washington DC em que promotores acusaram o Google de gastar bilhões de dólares anualmente com a Apple, Samsung, Mozilla e outras para que fosse pré-instalado como motor de busca predefinido pelas plataformas.

Os EUA disseram que o Google tipicamente paga mais de US$10 bilhões por ano por esse privilégio, garantindo seu acesso a um fluxo estável de dados de usuários que ajudaram a manter sua posição no mercado.

Fazendo isso, disseram promotores, significou que outras companhias não tiveram a oportunidade ou recursos de competir significativamente.

O motor de busca do Google é um grande gerador de lucros para a companhia, trazendo bilhões de dólares graças em grande parte a propagandas exibidas em suas páginas de resultado.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nissan desenvolve tinta especial que mantém interior do carro mais fresco

Publicado em 7 de agosto de 2024, em Ásia

A pintura refrescante reduziu a temperatura do teto dos carros em 12ºC e os interiores em 5ºC, de acordo com a Nissan.

Os veículos com pintura especial pareciam carros comuns, mas eram mais refrescantes ao toque (banco de imagens)

A Nissan apresentou na terça-feira (6) o que ela chamou de “tinta fria” para manter as pessoas dentro dos veículos mais refrescadas, embora a cobertura seja 6 vezes mais grossa, tornando a comercialização um desafio.

Publicidade

O anúncio da companhia foi oportuno, ocorrendo quando o Japão está enfrentando temperaturas escaldantes.

A Nissan testou a tinta em veículos que circulam em torno do aeroporto de Haneda (Tóquio), onde há muitas áreas sem sombra que o tornam um bom lugar para avaliar a tecnologia.

Os veículos com pintura especial pareciam carros comuns, mas eram mais refrescantes ao toque.

A pintura refrescante reduziu a temperatura do teto dos carros em 12ºC e os interiores em 5ºC, de acordo com a Nissan.

Materiais frios já são amplamente usados em prédios e em outros itens. Carros com ambientes mais frescos podem reduzir o uso do ar-condicionado e aliviar os danos em decorrência do aquecimento de motores e baterias de veículos elétricos.

A Toyota Motor também está testando uma tinta que proporciona temperaturas mais baixas dentro dos veículos, focando em cores que retraem os raios solares.

A pintura refrescante da Nissan reflete os raios solares de uma forma melhor e também cria ondas eletromagnéticas que bloqueiam os raios, redirecionando energia para longe dos veículos.

A tinta da Nissan foi desenvolvida junto com a Radi-Cool of China, que criou um filme, tecido e cobertura que cortam o calor.

A empresa chinesa trabalha com várias outras companhias japonesas, oferecendo chapéus que dão a sensação de frescor e guarda-sóis.

Fonte: ABC News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão