Governo japonês pede calma aos consumidores em relação à falta de arroz

O governo do Japão fez um alerta contra o “panic buying”, ou corrida às compras, e disse que a escassez será resolvida gradualmente.

O arroz está profundamente integrado na cultura japonesa (ilustrativa/banco de imagens)

A ameaça de um megaterremoto, uma série de tufões e um feriado de 1 semana deixaram as pessoas no Japão com dificuldades para comprar arroz – o alimento básico valorizado da nação – com o governo alertando na terça-feira (27) contra o panic buying (corrida à compras).

Publicidade

“A safra de arroz está crescendo estavelmente e agricultores em algumas regiões podem fazer a colheita 1 semana antes do normal. A escassez será resolvida gradualmente”, disse o ministro da Agricultura, Tetsushi Sakamoto, de acordo com reportagem da rede NHK.

Prateleiras de supermercados e de outros estabelecimentos que comercializam arroz ficaram vazias e estoques foram racionados após um alerta do governo neste mês – já suspenso – de um possível megaterremoto, assim como vários tufões e o feriado anual de Obon.

Outros fatores incluem safras menores causadas pelo clima quente e falta d’água, assim como demanda aumentada relacionada ao número recorde de turistas estrangeiros.

O arroz está profundamente integrado na cultura japonesa e sua colheita moldou o cenário da nação – até mesmo sendo usado como moeda no século 7.

Com um consumo anual de 7 milhões de toneladas por ano, ele é de longe o alimento básico mais consumido no país.

Entretanto, a demanda vem caindo há algum tempo, devido a uma população em declínio e mudança nos hábitos alimentares de muitos japoneses, visto que eles se voltam para alternativas.

O estoque da nação em junho foi o mais baixo desde 1999 quando dados comparáveis foram coletados pela primeira vez, entretanto, autoridades acreditam que as reservas são suficientes.

Fonte: Channel News Asia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Viatura atravessa sinal vermelho e causa acidente em perseguição policial

Publicado em 28 de agosto de 2024, em Acidentes

Viatura policial avança no vermelho em perseguição, mas colide com veículo e mulher fica ferida.

Imagem: Tokai TV

Na tarde de terça-feira (27), uma viatura policial e um carro colidiram em um cruzamento no bairro de Higashi, em Nagoia (Aichi).

Publicidade

De acordo com a polícia, por volta das 13h15, um carro de polícia da Delegacia Chikusa da Polícia da Província de Aichi colidiu com um carro de passeio no cruzamento de Kodekake-cho, no distrito de Higashi.

Uma mulher de 82 anos que estava no banco do passageiro do carro reclamou de dores no pescoço. O sargento de 40 anos que dirigia o carro da polícia não se feriu.

A viatura, que estava com a sirene ligada, havia entrado em um cruzamento no sinal vermelho para parar um carro que havia avançado no semáforo vermelho.

“Naquele momento, acredita-se que foi uma execução adequada do dever policial”, comentam as autoridades.

Fonte: Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão