Imagem: NHK
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA), o ar quente e úmido está fluindo em torno da borda da Alta do Pacífico, e as condições atmosféricas estão se tornando extremamente instáveis, principalmente na região de Tokai.
Publicidade
Em uma hora, até as 2h30 de sexta (23), 101 mm de chuva foram observados em um pluviômetro instalado pela Prefeitura de Shizuoka em Suruga-ku, e 92 mm de chuva forte foram observados em Shimizu.
Em Shimizu, a quantidade de chuva que caiu nas 24 horas até as 5h chegou a 317 milímetros, muito mais do que a quantidade normal para o mês de agosto (196,2 milímetros) e a maior quantidade para agosto desde que a JMA começou a compilar as estatísticas.
Além disso, 63 mm de chuva muito forte caíram na cidade de Ichinomiya (Aichi), em uma hora, até as 4h30.
Devido à chuva que caiu até agora, há áreas na província de Shizuoka onde foi emitido um “alerta de deslizamento de terra”, pois o risco é extremamente alto.
Nesta sexta, as condições atmosféricas se tornarão muito instáveis em uma ampla área, e espera-se que as condições atmosféricas instáveis continuem na região de Tokai até o sábado (24).
Além disso, há risco de chuvas localmente muito fortes no norte do Japão no dia 24, devido à passagem de uma frente de baixa pressão.
Espera-se que a quantidade de chuvas nas 24 horas até a manhã de sábado seja de 150 mm na região de Tokai e de 120 mm nas regiões de Hokkaido e Tohoku.
A JMA está alertando sobre deslizamentos de terra, inundações de áreas baixas e aumento do nível de água nos rios, além de pedir cautela em caso de relâmpagos, tornados e outras rajadas de vento fortes, bem como granizo.
Enquanto isso, o tufão nº 10, que está localizado na costa sul do Japão, deve se deslocar para o norte depois de atingir as águas ao redor das Ilhas Ogasawara no domingo (25) com uma zona de tempestade.
Ainda há uma grande variação na previsão, mas há o risco de que ele se aproxime do leste e do oeste do Japão na próxima semana com força, portanto, preste atenção às informações futuras.
Fonte: NHK