No mercado de câmbio de Londres, na noite de quarta-feira (31), horário de Tóquio, a taxa foi fechada a 149,9 ienes por dólar americano, uma valorização da moeda japonesa, pela primeira vez em 4 meses, desde março deste ano.
Foi uma resposta à decisão do Banco do Japão (BOJ) de aumentar a taxa de juros, em declaração de Kazuo Ueda, em cerca de 0,25%. “Precisamos de ter cuidado com o risco do movimento ascendente nos preços, e julgamos que o aumento da taxa de juros é apropriado para atingir o objetivo de 2% em de forma sustentável e estável”, disse.
Como resultado, houve uma maior consciência da redução do diferencial de taxas de juros entre o Japão e os Estados Unidos, e isso intensificou o movimento para comprar ienes e vender dólares.
“No mercado, percebeu-se que o BOJ está demonstrando a sua intenção de continuar a aumentar a taxa de juros. Mais tarde teremos o resultado da reunião do Conselho da Reserva Federal dos EUA e a direção é incerta. Nesse caso, é possível que o iene não deverá enfraquecer novamente em direção aos 160 por dólar”, considerou um analista de mercado, para a NHK.
Do outro lado do mundo, no Brasil, o câmbio na tarde de quarta-feira, horário de Brasília, era de R$5,66 por dólar americano, ou R$0,2 de diferença com o pico de desvalorização em 2 de julho.
Fontes: NHK e JNN