Incêndio é registrado na usina nuclear de Zaporizhzhia

A IAEA disse que nenhum impacto foi reportado para segurança nuclear.

Zelensky publicou um vídeo mostrando o que parecia ser uma coluna de fumaça preta subindo do complexo da planta (Facebook/zelenskyyoficial)

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky diz que um incêndio surgiu na planta nuclear de Zaporizhizha, ocupada pela Rússia, no sul da Ucrânia.

Publicidade

Zelensky disse na mídia social no domingo (11) que “ocupantes russos iniciaram um incêndio”. Ele publicou um vídeo mostrando o que parecia ser uma coluna de fumaça preta subindo do complexo da planta.

Ele citou que níveis de radiação estão dentro da norma, mas disse que como a Rússia é quem controla a planta nuclear, “a situação não pode ser normal”.

Zelensky pediu que a planta seja trazida de volta ao controle ucraniano.

A Rússia diz que o incêndio foi extinto e afirmou que foi causado por um ataque de drone ucraniano.

A Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) disse na mídia social que especialistas da agência nuclear das Nações Unidas viram fumaça preta saindo da parte norte da planta nuclear após ouvirem várias explosões.

A IAEA acrescentou que, “Nenhum impacto foi reportado para segurança nuclear”.

Todos os 6 reatores da planta foram desligados desde a invasão russa à Ucrânia.

Entretanto, preocupações com a segurança continuam, visto que o complexo e áreas as redor eram alvos de ataques vária vezes, fazendo que a instalação perdesse seu fornecimento de energia externa.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Desinformação sobre o terremoto Nankai Trough se espalha na mídia social

Publicado em 12 de agosto de 2024, em Sociedade

Desde 8 de agosto, previsões infundadas que ‘Um terremoto do Nankai Trough ocorrerá em 14 de agosto de 2024’ circularam no X.

Área do Nankai Trough em vermelho (Wikimedia/Kinkun, Pekachu)

Desinformação e publicações suspeitas na mídia social que causam temor estão se espalhando após a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) ter emitido um aviso chamado Megathrust Eartquake Attention (Alerta de Megassismo).

Publicidade

O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações solicitou na sexta-feira (9) que 4 plataformas da mídia social, incluindo a X, tomassem ações apropriadas contra desinformação baseadas em seus termos de serviço.

Desde 8 de agosto, previsões infundadas que “Um terremoto do Nankai Trough ocorrerá em 14 de agosto de 2024” circularam no X. Enquanto um usuário anônimo tenha feito a publicação em 2018, acredita-se que o post se espalhou após a emissão do alerta da AMJ.

O jornal Yomiuri usou uma ferramenta de análise de mídia social fornecida pela empresa User Local Inc. para buscar publicações no X contendo “14 de agosto” e “Nankai Trough”.

Os resultados mostraram que enquanto não houvesse tais posts de 1º a 7 de agosto, houve aproximadamente 70 mil em 8 e 9 do mesmo mês.

Também houve circulação de falsos rumores afirmando que o terremoto de 8 de agosto era um “tremor artificial” causado pelo governo com posts contendo imagens de nuvens que incluem a hashtag “nuvens de terremoto”.

Em resposta às publicações, Kentaro Araki, pesquisador sênior no Instituto de Pesquisa Meteorológica da AMJ, declarou no X em 8 de agosto: “Nuvens não podem ser um prenúncio de terremotos. É impossível prever terremotos a partir da aparência de nuvens”.

Além disso, as buscas por “terremoto” ou “megassismo” no X geram muitos posts de spam que redirecionam usuários para sites de conteúdo adulto, o que dificulta encontrar informação relacionada à terremoto.

Fonte: Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão