O governo japonês emitiu um alerta de nível 1 contra mpox, a doença viral anteriormente conhecida como varíola dos macacos.
Autoridades estão pedindo às pessoas que viajam, ou estão em 7 países africanos que exerçam precaução.
A ação ocorre após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter anunciado que o aumento recente nos casos de mpox, principalmente na República Democrática do Congo (RDC), constitui uma emergência de saúde pública de preocupação internacional.
O Ministério de Relações Exteriores do Japão emitiu o alerta na quinta-feira (15). O aviso cobre a RDC, Burundi, Quênia, Ruanda, Uganda, República do Congo e a República Centro-Africana.
O alerta de nível 1 é o mais baixo na escala de 4 do Japão. O governo está pedindo que as pessoas tomem precauções contra infecção quando viajam para esses países ou permanecem neles.
Suécia relata primeiro caso de mpox mais grave fora da África
A Suécia diz que confirmou um caso de uma cepa mais grave da mpox e cita que essa é a primeira infecção da nova variante detectada fora da África.
As autoridades suecas disseram na quinta-feira (15) que a pessoa infectada havia viajado em uma área da África onde infecções estão se espalhando e está sendo tratada em isolamento.
Fonte: NHK