Japão enfrenta mais 3 semanas de escassez de arroz

A situação atual é temporária e fornecimentos de arroz devem retornar aos níveis normais em breve.

Altas temperaturas levaram a um declínio na qualidade do arroz (ilustrativa/banco de imagens)

A atual escassez de arroz em supermercados no Japão deixou muitos se perguntando por que as prateleiras estão vazias, apesar de garantias do governo de que não há crise geral no fornecimento.

Publicidade

A atual situação é resultado de vários fatores sobrepostos: calor extremo, mudanças nos canais de distribuição e comportamento do consumidor.

Enquanto dados oficiais mostrem um índice de produção estável de arroz de 101, indicando normalidade, a realidade é que as altas temperaturas levaram a um declínio na qualidade, tornando grande parte do arroz inadequada para o mercado comum do consumidor.

Adicionalmente, a distribuição de arroz mudou significantemente desde a desregulamentação do mercado.

Enquanto grandes supermercados costumavam depender de atacadistas centrais, muitos agora compram diretamente de produtores ou através de pequenos distribuidores. Essa mudança dificultou a garantia de fornecimentos grandes e consistentes, levando à atual escassez.

Especialistas orientam consumidores a não entrarem em pânico. Em cerca de 3 semanas, arroz novo de principais regiões produtoras começará a chegar ao mercado, o que deve abrandar a atual falta do alimento.

É importante lembrar que a situação atual é temporária e que fornecimentos de arroz devem retornar aos níveis normais em breve.

Nesse meio tempo, os consumidores são encorajados a evitar o ato de estocar, o que poderia piorar a situação.

O governo continua a monitorar a situação de perto e garante ao público que não há ameaça a longo prazo ao fornecimento de arroz.

Fonte: News on Japan

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Erupção do vulcão na Rússia e possibilidade de megaterremoto

Publicado em 20 de agosto de 2024, em Notícias do Mundo

O vulcão Shiveluch entrou em erupção logo após um forte terremoto no domingo e os cientistas da Rússia alertam para a possibilidade de um megaterremoto.

Vulcão Shiveluch em erupção (ANN)

O vulcão Shiveluch, na costa leste da Rússia, entrou em erupção logo depois da ocorrência de um forte terremoto de magnitude 7,0 registrado na Península de Kamchatka, no Extremo Oriente do país, às 4h10 (horário de Tóquio) de domingo (18) e na noite de sábado (horário local). 

Publicidade

Mesmo tendo sido um evento sísmico forte, não há notícias de danos humanos, embora algumas pessoas tenham relatado queda de louças e móveis quebrados, segundo a imprensa local. Foram registrados tremores secundários, mais de 30, até segunda-feira (19), informou a agência de notícias TASS.

“De acordo com avaliações visuais, a coluna de cinzas está subindo até 8 quilômetros acima do nível do mar”, disseram os cientistas russos em relação à erupção do vulcão Shiveluch.

“A atividade vulcânica é potencialmente perigosa para voos locais e internacionais”, disseram cientistas em um comunicado.

De acordo com a TASS, a Academia de Ciências da Rússia alertou que existe o risco de um terremoto de magnitude 9 com epicentro perto da Baía de Avacha, na parte sul da Península de Kamchatka, na manhã do dia 20, devido à energia acumulada pelos sismos e erupção.

Shiveluch é um dos maiores vulcões de Kamchatka, com uma altura de 3.283 metros.

Consiste em três elementos: o estratovulcão “Old Shiveluch”, a caldeira antiga e o ativo “Young Shiveluch”. O domo de lava do “Young Shiveluch” tem 2,5 mil metros de altura.

O vulcão está localizado na intersecção dos arcos das ilhas Kuril-Kamchatka e Aleutian, a uma distância de 50 km da vila de Klyuchi no distrito de Ust-Kamchatsky e a 450 km da capital regional, Petropavlovsk-Kamchatsky.

A península de Kamchatka está destacada em rosa e é vizinha de Hokkaido no Japão (Wikimedia)

Fontes: TASS, ANN e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão