Japão não executa condenados à morte em mais de 2 anos

Isso reflete aparentemente a recente posição cautelosa do Japão após enforcar anteriormente condenados no corredor da morte a cada poucos meses.

A execução mais recente realizada no Japão foi em 26 de julho de 2022 (ilustrativa/banco de imagens)

O Japão não executou nenhuma pessoa em mais de 2 anos, refletindo aparentemente sua recente posição cautelosa após enforcar anteriormente condenados no corredor da morte a cada poucos meses sob o governo liderado pelo Partido Liberal Democrático.

Publicidade

A interrupção nas execuções pode estar ligada à demissão do ministro da Justiça em 2022 por comentários inapropriados sobre a pena de morte e o novo julgamento em curso de Iwao Hakamata, um ex-prisioneiro em idade avançada acusado de um assassinato quádruplo em 1996, de acordo com especialistas.

A execução mais recente realizada no Japão foi em 26 de julho de 2022, quando Tomohiro Kato, de 39 anos, foi enforcado após sua condenação em relação a um tumulto em 2008 no distrito de Akihabara (Tóquio) em que 7 pessoas foram mortas e outras 10 ficaram feridas, com a ordem dada pelo então ministro da Justiça, Yoshihisa Furukawa.

Furukawa se demitiu no mês seguinte e foi substituído por Yasuhiro Hanashi, que foi retirado 3 meses depois pelo primeiro-ministro Fumio Kishida por comentários amplamente vistos particularizando seu papel em autorizar execuções de condenados à morte.

O ministro da Justiça é uma posição “pouco atuante” e se torna “notícias nos noticiários apenas quando bate o carimbo em documentos de execução”, disse Hanashi em uma reunião política em novembro de 2022, dias antes de sua demissão.

O sistema de pena capital do Japão atrai crítica internacional pela sua falta de transparência em relação ao tempo das execuções, com condenados tipicamente notificados apenas horas antes de ser morto.

As condenações de morte de 108 presos haviam sido finalizadas desde junho, de acordo com o Ministério da Justiça.

A lei de procedimento criminal estipula que uma execução deve ser realizada dentro de 6 meses após a finalização de uma decisão, mas o período médio foi de aproximadamente 9 anos entre 2014 e 2023.

Em dezembro de 1989, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou um protocolo opcional destinado à abolição da pena de morte, o qual o Japão não assinou.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Toyota apresenta medidas para prevenir recorrência das fraudes

Publicado em 12 de agosto de 2024, em Economia

Conforme ordem de correção do MLIT para a Toyota, a montadora apresentou um documento com as medidas para prevenir a reincidência.

Prius da Toyota (reprodução)

A Toyota Motor informou que apresentou as medidas para prevenir a recorrência, conforme ordem de correção do Ministério de Terras, Infraestruturas, Transportes e Turismo do Japão (MLIT), expedida em 31 de julho, por ter apresentado certificações fraudulentas das designações dos modelos para serem produzidos em larga escala.

Publicidade

Uma das medidas para o kaizen que constam desse documento é aumentar o número de funcionários para a certificação, chamados de “examinadores internos”, em cerca de 10% dos atuais cerca de 400, para garantir que os exames sejam conduzidos adequadamente. O plano inclui a promoção da compreensão dos serviços de desenvolvimento e certificação por parte da gestão e o reforço do sistema de governança. 

A responsabilidade pela série de fraudes será refletida como cortes na remuneração dos diretores executivos e superiores no ano fiscal de 2024.

Como parte das medidas para prevenir a recorrência, a empresa estipulou que, além de fornecer educação à gestão sobre o esboço dos processos e regulamentos de trabalho de certificação, a gestão realizará inspeções periódicas dos locais de certificação e proporcionará oportunidades para um diálogo honesto com o local de trabalho.

O que é kaizen? É uma filosofia empresarial japonesa de fazer melhoria contínua. A palavra 改善 é composta dos caracteres que significam substituir por algo novo (改) para melhorá-lo (善).  

Fontes: Nikkei e Kyoto Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão