O Japão começará no ano fiscal de 2025 a dar suporte a solteiras que se mudam de Tóquio para áreas rurais com o intuito de se casarem, disseram fontes informadas.
O plano é destinado a ajudar aquelas que estão interessadas em se mudar em um momento quando a população de jovens mulheres no interior está encolhendo enquanto Tóquio se torna mais superpovoada.
O governo planeja separar fundos necessários para a iniciativa sob seu orçamento para o ano fiscal que tem início em abril de 2025, disseram fontes.
Especificamente, ele expandirá um programa de subsídio existente para governo locais que oferece até ¥1 milhão (US$7 mil) àqueles que se mudam de um dos 23 distritos de Tóquio.
Como parte da iniciativa, o estado cobrirá custos para mulheres viajarem de Tóquio a áreas rurais para participar de eventos de encontros e oferecer mais dinheiro se elas realmente se mudarem para esses locais, disseram as fontes.
Detalhes, como as quantias a serem pagas, serão considerados durante um processo de compilação de orçamento.
Nos últimos anos, a população de mulheres que se muda para a área de Tóquio tem sido maior do que a de homens.
As mulheres do interior tendem a não retornar para suas cidades-natais ou outras áreas fora da capital uma vez que elas começam a estudar ou trabalhar, de acordo com um funcionário do governo.
A tendência levou o número de solteiras a ficar abaixo daquele de homens no interior.
De acordo com o censo nacional de 2020, a população combinada de solteiras entre 15 e 49 anos em 46 das 47 províncias do Japão, chegou a 9.1 milhões, cerca de 20% a menos do que os 11.1 milhões de solteiros no mesmo grupo etário. A lacuna chegou a cerca de 30% em algumas províncias.
Prevenir o despovoamento será ainda mais difícil em áreas rurais no futuro devido ao número em declínio de mulheres mais jovens.
Portanto, o governo determinou que oferecer suporte intensivo a mulheres solteiras interessadas em se mudar para o interior é fundamental.
Fonte: Japan Times