A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) disse nesta quinta-feira (8) que os riscos de um terremoto massivo ocorrendo em torno do Nankai Trough (Fosso de Nankai) que abrange a costa do Pacífico se tornaram maiores do que o normal, emitindo o primeiro alerta do tipo.
O alerta seguiu um terremoto de magnitude 7.1 na escala Richter que sacudiu o sudoeste do Japão no mesmo dia.
Um painel de especialistas que avalia o assunto disse que a probabilidade de um grande terremoto ao longo do Nankai Trough aumentou “várias vezes” e pediu que as pessoas estejam preparadas para qualquer eventualidade.
O governo japonês estimou que há uma chance de 70 a 80 por cento de um terremoto de magnitude 8 a 9 ocorrer ao longo do Nankai Trough dentro dos próximos 30 anos, com o número de mortes possivelmente podendo chegar a 323 mil.
Mochila de emergência e outros cuidados
O governo apela à população para que reconfirmar os seus preparativos diários, como a segurança dos móveis (fixação), a confirmação dos locais de evacuação pela prefeitura da cidade, mochila de emergência e as formas de confirmar a segurança dos familiares em caso de um forte terremoto ou o megaterremoto.
Fonte: Mainichi