A Kawasaki Heavy Industries do Japão diz que falsificou dados de eficiência de combustível em seus motores de navios por mais de 20 anos.
A fabricante anunciou que havia alterado dados de 673 de 674 motores.
Eles foram instalados em embarcações incluindo cargueiros, navios de contêineres e petroleiros em e após 2000, quando regulamentos sobre óxidos de nitrogênio nocivos foram aplicados.
A companhia disse que alterou dados ao manipular equipamentos de teste para manter valores dentro do âmbito permissível decidido com clientes. Ela diz que isso pode ter um impacto nas emissões de óxido de nitrogênio.
Falsificações similares em dados de motores de navios foram reportadas recentemente pelas subsidiárias da IHI e Hitachi Zosen, levando o Ministério dos Transportes a pedir no mês passado que fabricantes verificassem seus dados.
A Kawasaki Heavy diz que descobriu a má conduta após uma investigação interna.
A empresa diz que estabelecerá um comitê especial de investigação formado por especialistas externos para determinar a causa da irregularidade e vai considerar medidas para prevenir uma recorrência.
A Kawasaki Heavy disse que lamenta por ter causado grande inconveniência e preocupação, visto que a má conduta prejudicou significantemente a confiança de clientes e de outros acionistas.
Fonte: NHK