Macacos em zoológico na Tailândia podem transmitir tuberculose, afirmam críticos

Investigadores disfarçados viram animais sofrendo ‘tosse incomum’ enquanto mantidos em condições ‘cruéis e perigosas’.

Dezenas de macacos no Samui Monkey Centre foram filmados tossindo (ilustrativa/banco de imagens)

Turistas em um zoológico na Tailândia que alimentaram ou tocaram em macacos estão sendo alertados que poderiam estar sob risco de contrair tuberculose desses primatas após os animais terem sido filmados sofrendo com uma tosse incomum e repetitiva.

Publicidade

Dezenas de macacos no Samui Monkey Centre foram filmados tossindo, o que os investigadores disseram que poderia ser um sinal de uma doença infecciosa como tuberculose (TB).

As testemunhas, as quais disseram que juntas visitaram mais de 100 centros de animais no mundo, reportaram que essa foi a primeira vez que haviam visto tosse disseminada em primatas.

Reviews passados no site TripAdvisor sugerem que os macacos apresentaram quadro de tosse pelo menos 9 meses antes da investigação, “então acredita-se que o problema seja persistente”, de acordo com ativistas da organização Moving Animals, a qual documenta crueldade contra animais globalmente.

O centro, que fica na ilha turística de Koh Samui, encoraja visitantes a interagir fisicamente com seus animais ao alimentá-los, tocá-los e abraçá-los.

A Tailândia está entre os 30 países com as maiores taxas de tuberculose em humanos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e investigações da Moving Animals disseram que o risco de humanos e macacos infectarem uns aos outros e a doença se espalhar mais amplamente era uma ameaça à saúde pública.

Cientistas dizem que tosse em macacos também poderia ser um sinal de gripe comum contraída de humanos, pneumonia, coqueluche ou outras doenças respiratórias.

Milhões de turistas visitam Koh Samui todos os anos, e os ativistas alertaram que eles poderiam acabar levando potencialmente qualquer doença contraída de macacos para o país de onde vieram.

Fotos e vídeos feitos pelos investigadores disfarçados mostram dezenas de macacos mantidos em jaulas, alguns com correntes presas aos pescoços.

E os macacos exibiam comportamento “neurótico”, incluindo caminhar para frente e para trás – amplamente considerado sinal de estresse.

“Vários macacos foram vistos comendo galhos em um possível sinal de desnutrição”, disse um porta-voz para os investigadores.

Fonte: The Independent

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japonês morre por afogamento durante bodyboarding

Publicado em 19 de agosto de 2024, em Sociedade

Por causa da passagem do tufão, o mar estava agitado e o bodyboarder acabou se afogando.

Praia na cidade de Takahagi (Ibaraki), onde o homem morreu (NHK)

Segundo a polícia, por volta das 11h40 de sábado (17), um homem que praticava bodyboarding com um conhecido foi levado pelas ondas, no litoral de Takahama, na cidade de Takahagi (Ibaraki).

Publicidade

Foi arrastado até perto de um tetrápode. Seu conhecido o encontrou se afogando e pediu socorro.

Os bombeiros o resgataram e foi levado a um hospital, onde a morte foi confirmada.  

Foi identificado como japonês, 加藤義宏, 42 anos, assalariado, residente na cidade de Yamatsuri (Fukushima).

Segundo a polícia e os bombeiros, as ondas estavam mais altas do que o normal por causa da influência do tufão número 7 e essa área estava sob alerta de mar agitado desde as 11h.

Eles teriam começado a praticar o bodyboarding por volta das 10h. A polícia investigou os detalhes do momento. 

Fonte: NHK 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão